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Luciana Brites, da NeuroSaber – Crédito: Samara Garcia
A psicomotricidade é uma prática que usa a educação física como base para promover o desenvolvimento global através dos movimentos. Esse tipo de ação pedagógica é de extrema importância, pois a psicomotricidade diminui as chances de dificuldades de aprendizagem, além de auxiliar no avanço das questões motoras, cognitivas e afetivas. Em resumo, é a ciência que estuda o ser humano através dos movimentos, relacionando-os com as questões internas e externas.
A psicomotricidade contribui de maneira eficaz na estruturação do esquema corporal, como também em outros aspectos da vida infantil. Estimular o aspecto psicomotor não precisa ser algo maçante para as crianças. Essa prática pode ser estimulada através de atividades lúdicas e que despertarão nos pequenos o interesse por desenvolver seus movimentos com base na consciência e na percepção de cada uma delas.
A família e os profissionais envolvidos no desenvolvimento do pequeno podem incentivar a prática de algumas atividades psicomotoras. Algumas brincadeiras são: pular corda, brincar de pega-pega, dar cambalhotas e estrelinha, pisar em cima de uma corda colocada no chão ou andar sobre as linhas do piso, brincar de dança das cadeiras.
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A importância da psicomotricidade para crianças – Foto: Pavel Danilyuk/Pexels
Além disso, há opções como jogos de encaixe, empilhamento de objetos, brincar com massinha de modelar, contar feijões, brincar de estátua, fazer bolinhas de sabão, assoprar velas de aniversário e encher balões de festa.
A educação psicomotora é de fundamental importância para o progresso da criança ao longo de seu crescimento. Ela atua, além da maneira educativa, de forma preventiva a partir do momento em que lida com o corpo levando-se em conta o movimento e o aspecto subjetivo de cada indivíduo em seu respectivo ritmo.
Vale ressaltar ainda o papel da Psicomotricidade no ato de educar a mente e o corpo simultaneamente no momento da formação da personalidade. A Psicomotricidade é responsável pela melhora gradual no desempenho do aluno, capacitando-o a se desenvolver cada vez mais a partir de seu potencial motor.
Isso auxilia para que o pequeno aumente seus recursos frente aos desafios surgidos na vida escolar, no dia a dia do ambiente doméstico e em outras etapas de sua autonomia.
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Psicomotricidade para crianças – Foto: Yan Krukau/Pexels
(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber (https://institutoneurosaber.com.br/), autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, pedagoga, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.