Navio com 3 mil vacas fica à deriva no mar, próximo a Turquia

Um navio cargueiro com aproximadamente três mil vacas está à deriva há mais de dois meses na Costa da Turquia, após as autoridades turcas vetarem o desembarque dos animais, por falhas nos registros sanitários.

Ao menos 58 animais morreram e mais de 100 nasceram na embarcação.

Imagem do navio cargueiro, com três mil vacas, que foi impedido de atracar em um porto da Turquia – Fotos: Redes Sociais/Cortesia

Segundo informações das autoridades turcas, a embarcação está há 58 dias no mar, à deriva, colocando em risco a saúde pública na Turquia e, sobretudo, a navegação de outros navios.

O Navio Spridon 2º permanece sem poder atracar em nenhum porto da região, porque as autoridades turcas encontraram inconsistências nas documentações da carga e da própria embarcação.

O cargueiro deixou um porto de Montevidéu, capital do Uruguai, com destino a Bandirma, na Turquia, mas devido a problemas sanitários e documentais, não pode desembarcar a carga de animais, que ainda se encontra no navio.

A tripulação da embarcação já relatou que o cheiro é insuportável, porque os animais fazem suas necessidades no chão, inalando um odor fétido, prejudicial à saúde humana.

As autoridades turcas enviaram para o navio suprimentos emergenciais, mas impediram a saída da tripulação e o desembarque dos animais.

O navio, que está a 90 dias no mar, deve voltar agora para Montevidéu, capital do Uruguai. A viagem de retorno levará em torno de 32 dias, prolongando a agonia dos animais e da tripulação.

As vacas estão em condições degradantes. O local onde elas permanecem confinadas, exala um odor muito forte, e possui moscas e carcaças de animais mortos durante a viagem.

Ainda não há informações sobre o destino dos animais ao chegarem no Uruguai.

Com informações das Agências Ansa, Deutsche Welle e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo