Tornado atinge os Estados do Paraná e Santa Catarina e deixa um rastro de destruição

Um tornado atingiu na tarde desta sexta-feira (07) o Estado do Paraná, causando destruição e deixando centenas de vítimas. Até o momento foram contabilizados cinco mortes, 430 feridos e milhares de desabrigados.

Equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas. Há centenas de desabrigados, que estão sendo levados para abrigos públicos e/ou casas de parentes e amigos.

Imagens aéreas mostram os danos causados no município de Xanxerê (SC) durante a passagem do tornado – Foto: Prefeitura de Municipal de Xanxerê/Cortesia

Segundo informações das autoridades locais, houve destelhamento de casas, quedas de árvores e postes, alagamentos e inundações de vários municípios, além de interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e das Polícias Civil e Militar também estão de prontidão.

As vítimas fatais foram registradas nos municípios de Guarapuava (1) e Rio Bonito do Iguaçu (4). Os corpos foram resgatados e levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Além desses dois municípios, a tempestade também atingiu a cidade de Laranjeiras do Sul, onde houve queda de granizo e destelhamento de casas e estabelecimentos comerciais. Algumas lojas sofreram com alagamentos.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva nessas regiões foi de aproximadamente 48 milímetros, e os ventos chegaram a atingir os 82,4 km/h.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% das cidades de Rio Bonito do Iguaçu e de Laranjeiras do Sul foram seriamente danificadas. Houve quedas de árvores e postes de energia elétrica, queda de muros, desmoronamento de edificações, e alagamentos.

Dois hospitais de campanha foram instalados nos municípios para atender os feridos. Os casos mais graves estão sendo levados para hospitais de outras cidades.

Uma fonte do Corpo de Bombeiros informou que pode haver vítimas sob os escombros de prédios e casas. As equipes estão vistoriando as áreas para tentar localizar possíveis vítimas.

Em Santa Catarina, o fenômeno climático atingiu municípios que ficam localizados no Oeste do Estado. Há relatos de danos na infraestrutura de várias cidades, porém não há registro de vítimas fatais e/ou feridos graves.

Equipes de emergência da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo