Luque (Paraguai) – Os atletas do Time Brasil BRB brilharam em Luque, no Paraguai, e encerraram o Sul-Americano 16 anos de tênis com o título nas duas categorias. Mais do que os troféus, a delegação retorna ao Brasil com vagas garantidas nas disputas da Copa Davis Junior (masculino) e da Billie Jean King Cup Junior (feminino), competições que reúnem as 16 melhores equipes do mundo em cada categoria. Os torneios acontecerão entre os dias 3 e 9 de novembro, em Santiago, no Chile.

Foto: ASU 2025/APT
Na final masculina, o Brasil superou o Equador por 2 a 1 em uma disputa marcada pelo equilíbrio. Livas Damazio abriu a série com uma vitória sólida sobre Jaimes Robles por 6/3 e 6/3. No segundo jogo, Leonardo Storck foi superado por Emilio Camacho por 6/0 e 7/6, o que levou a decisão para o confronto de duplas. Com personalidade, Damazio e Storck voltaram à quadra e garantiram o título ao vencer Robles e Camacho por 6/2, 6/7 e 10-7.
Fernando Valle, capitão da equipe masculina destacou a dedicação da equipe ao longo da semana. “Sensação incrível poder conduzir esse grupo de meninos aqui no Paraguai para a conquista do título. Orgulhoso por representar o Brasil e muito feliz por poder ajudar os meninos a marcarem o nome na história e garantir essa vaga no mundial sendo campeões. Desde o início da semana nós nos unimos bastante. Meninos incríveis, se empenharam durante todos os dias, conseguimos criar um ambiente de trabalho duro, mas ao mesmo, tempo aproveitando a oportunidade de representar o Time Brasil BRB. Jogos e treinos durante a semana sempre pensando nos próximos adversários e buscando o melhor de cada um para cada situação específica. Até a final ganhamos 12 dos 12 jogos disputados, com excelentes atuações dos 3 jogadores. Hoje na final não foi diferente, todos deram tudo em quadra e no final tudo valeu a pena“, afirmou Valle.
No feminino, a equipe brasileira também enfrentou um duelo duro diante do Peru. Ana Cruz perdeu o primeiro confronto para Daniela Gonzales por 3/6, 6/3 e 7/6. Mas Nauhany Silva manteve o Time Brasil BRB vivo na disputa ao vencer Leticia Bazan com autoridade: 6/1 e 6/2. Na partida decisiva, a dupla formada por Nauhany e Ana mostrou força mental e técnica para virar o jogo e vencer Bazan e Gonzales por 3/6, 6/4 e 10-7.
“Sensação incrível, pois estivemos muito próximos da derrota. Mesmo assim, conseguimos superar dois jogos duríssimos com muita superação. A semana foi incrível, todos focados com um só objetivo, ajustando os detalhes e seguindo a rotina. Começamos muito mais fortes do que quando começamos.” Ressaltou Mário Mendonça, capitão da equipe feminina.
A campanha brasileira foi marcada por atuações consistentes ao longo de toda a competição. Na sexta-feira (1), nas semifinais, o Time Brasil BRB venceu por 3 a 0 tanto no masculino (contra o Chile) quanto no feminino (contra o Paraguai), garantindo presença nas finais com autoridade.
Com os títulos e a vaga garantida nos torneios, o Time Brasil BRB encerrou sua participação em Luque com confiança renovada e como uma das potências do tênis juvenil no continente.
Resultados deste sábado (2):
Time Brasil BRB 2×1 Ecuador
Livas Damazio (BRA) derrotou Jaimes Robles (ECU) – 6/3 6/3
Emilio Camacho (ECU) derrotou Leonardo Storck (BRA) – 6/0 7/6
Livas Damazio (BRA) / Leonardo Storck (BRA) derrotaram Jaime Robles (ECU) / Emilio Camacho (ECU) – 6/2 6/7 10-7
Time Brasil BRB 2×1 Peru
Daniela Gonzales (PER) derrotou Ana Cruz (BRA) – 3/6 6/3 7
Nauhany Silva (BRA) derrotou Leticia Bazan (PER) – 6/1 6/2
Nauhany Silva (BRA) / Ana Cruz (BRA) derrotaram Leticia Bazan (PER) / Daniela Gonzales (PER) – 3/6 6/4 10-7