Turismo verde em São Paulo: aonde ir?

Trilhas, cachoeiras, cavernas e escalada sem sair do estado de São Paulo

O ecoturismo é uma prática que, cada vez mais, ganha destaque e seguidores de turistas brasileiros em suas visitas ao estado de São Paulo, em especial pelo acesso a grandes porções de Mata Atlântica preservada.

Crédito: Julio Ricco/iStock

Entre os muitos objetivos do ecoturismo podemos citar a reconexão com a natureza, a utilização sustentável de patrimônios naturais e culturais para incentivar a sua preservação e conscientização, minimizar os impactos ambientais causados pelo turismo convencional, bem como o incentivo econômico sustentável da população dependente das atividades turísticas.

Pensando nas inúmeras possibilidades de turismo verde em São Paulo, preparamos uma lista com 3 destinos incríveis. Confira!

Parque Estadual do Jaraguá

Também conhecido como o ponto mais alto da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá fica localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá, um dos maiores parques de conservação ambiental da cidade.

O parque é repleto de trilhas bem sinalizadas, perfeito para caminhadas, além de mirantes e nascentes de água cristalina. A vida selvagem também pode ser observada como macacos-prego, saguis e dezenas de espécies de aves nativas.

Dentro da área de conservação do parque existem também aldeias indígenas engajadas na conservação e conscientização dos visitantes sobre os costumes dos povos nativos da região.

PETAR (Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira)

Para quem ama contato com a natureza, aventuras, exploração e camping, o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (também conhecido como PETAR) é um dos lugares imperdíveis.

Localizado a aproximadamente 350 km da capital na cidade de Apiaí, o PETAR é o parque natural com a maior área de conservação da Mata Atlântica de todo o Brasil, o parque abriga centenas de trilhas, desde as que são melhor sinalizadas, ideais para passear com crianças até trilhas desafiadoras para os aventureiros mais experientes.

Além disso, o PETAR abriga um complexo de mais de 300 cavernas repletas de corredeiras, paredes para escalada, cachoeiras subterrâneas, pontos de mergulho, vale lembrar que as cavernas apenas são acessíveis com guias especializados.

Parque Aquático Ecológico de Juquitiba

Localizado a pouco mais de 100 km da capital paulista, o Parque Aquático Ecológico de Juquitiba é o destino ideal para quem procura contato com a natureza em família sem perder as comodidades de uma boa infraestrutura. O parque conta com trilhas acessíveis, rios e cachoeiras, piscinas, toboáguas, piscinas de ondas, hotéis e pousadas com acomodações aconchegantes e boa gastronomia.

Atibaia

A cidade de Atibaia abriga o seu principal ponto turístico, a Pedra Grande, um grande bloco de pedra com cerca de 1.450 metros de altura. Para chegar ao topo do rochedo é preciso fazer uma caminhada através de uma trilha que se inicia na base da rocha, para os montanhistas e escaladores experientes existem outros meios de subir ao topo através dos paredões. No topo da pedra é possível observar os arredores por quilômetros com uma vista de tirar o fôlego.

Além disso, do alto da pedra é possível, também, fazer o lançamento de asa-delta para voos panorâmicos. Muitos turistas podem contratar um aluguel de carro em São Paulo e dirigir até a cidade de Atibaia, que fica a cerca de 200 km da capital, para realizar o voo de asa-delta, mas vale lembrar que é preciso fazer um agendamento prévio com agências locais para o voo panorâmico com instrutor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo