40% dos brasileiros são sedentários, especialista conta como sair da inércia

No dia Mundial da Atividade Física, especialista da Bio Ritmo dá dicas de como começar a se movimentar para garantir mais qualidade de vida

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia 06 de abril e a data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), surge para combater o sedentarismo e promover ações de conscientização da população sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo. Uma pesquisa divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na população de 18 anos ou mais, 40,3% dos brasileiros são sedentários. Além disso, doenças relacionadas ao sedentarismo também preocupam os órgãos de saúde brasileiros

De acordo com a OMS, 30 minutos de atividade física, de intensidade leve a moderada, a partir de duas vezes por semana, já é um bom começo para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças relacionadas ao sedentarismo.

O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis. Entre outros benefícios, o exercício físico pode trazer melhorias para as relações sociais, reduz a pressão arterial, o estresse, melhora a autoestima, confiança e traz regulação emocional”, comenta Guilherme de Almeida Leite, gerente técnico da Bio Ritmo

Pensando nesses benefícios, o gerente dá dicas de como um sedentário pode começar a se movimentar:

Encontre uma atividade que goste

Existem diversos motivos para praticar exercícios físicos e um incentivo imediato para começar a se movimentar é encontrar uma atividade que goste e se adapte melhor, dando um “empurrão” para esse processo. “O primeiro passo é definir quais são os projetos e metas e a partir disso, escolher os exercícios indicados para esse objetivo”, diz Guilherme. E o gerente ainda afirma que ninguém tem paciência para fazer o que não gosta, principalmente quando não está acostumado com essa rotina, portanto, encontrar a atividade ideal para cada gosto deixará a pessoa mais animada e motivada para não desistir e retroceder. No entanto, é importante consultar um profissional para que receba orientações adequadas para a atividade escolhida.

Adaptação deve ser leve e sem exageros

Guilherme comenta que os exercícios iniciais devem ser elaborados com menor complexidade, que não irão trabalhar com cargas altas e não terão grande volume de séries por sessão. “Usamos exercícios de empurrar, puxar, agachar e levantar com os membros inferiores e também um ou dois específicos para os estabilizadores de coluna. Sempre aqueles que envolvem os principais grupos musculares de forma multiarticular, ou seja, não priorizamos exercícios chamados “isolados” nesta fase. O tempo total da sessão não costuma ultrapassar trinta a quarenta minutos no total”, explica o gerente técnico da Bio Ritmo.

Todo treino visa gerar uma adaptação, por mais avançado que seja o praticante. O treino inicial ou de introdução, na musculação, por exemplo, pode durar por até 3 meses dependendo do nível de aptidão deste novo praticante e da frequência semanal que irá adotar. Um exemplo de sessão para iniciantes pode ser: Um tipo de agachamento ou leg press; um tipo de supino, uma puxada ou uma remada, um ou dois exercícios para os abdominais e lombares já são suficientes para uma primeira vivência”, completa o gerente.

Intensifique a atividade com orientação profissional 

Para quem já está adaptado e busca exercícios para a perda de gordura corporal, as melhores opções são os treinos intensos e que elevem a frequência cardíaca, pois estimulam a adaptação metabólica que é responsável pela diminuição dessa gordura.

Segundo Guilherme, treinos circuitados que forem executados na intensidade correta, promoverão a diminuição da gordura corporal. “A vantagem deste treino é que como ele alterna exercícios resistidos e cardio, atende essas premissas e ainda fortalece os músculos e articulações“, esclarece.

Tenha paciência

Seguir uma rotina de exercícios com o objetivo de obter melhores resultados não é fácil e muito menos rápido. É preciso ter paciência e adotar alguns costumes na rotina. “Além dos exercícios, incorporar uma alimentação mais saudável e apropriada para cada tipo de pessoa e objetivo, diversificar os exercícios e movimentos e não menos importante, descansar, são uns dos elementos principais para se obter os resultados”, finaliza Guilherme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo