Onda de calor extremo provoca incêndios florestais na Europa

Bombeiros são vistos tentando controlar incêndio florestal em Pumarejo de Tera, perto de Zamora, no Norte da Espanha, no sábado (18) — Foto: Cesar Manso/AFP

As temperaturas continuam subindo em toda a Europa e já provocam incêndios florestais em vários países. Na tarde deste domingo (19), a Espanha registrou cerca de 40º C em várias regiões, e a tendência é que a temperatura suba ainda mais nas próximas horas.

Meteorologistas europeus avaliam que a onda de calor extrema é incomum e pode estar relacionada a mudança climática.

Neste domingo (19), Bombeiros tentaram conter um incêndio florestal na região de Pumarejo de Tera, próximo a Zamora, no Norte da Espanha. A devastação é imensa.

O maior desses incêndios foi registrado na última quarta-feira (15), na Sierra de la Culebra, uma serra localizada na Região de Castela e Leão, próximo à fronteira com Portugal. O fogo destruiu cerca de 25 mil hectares de floresta.

Na França, as altas temperaturas se concentram no Oeste do país e já causaram pequenos incêndios em algumas áreas. Os bombeiros agiram rápido e conseguiram controlar as chamas.

As autoridades de Portugal, Espanha e França, determinaram a retirada imediata de centenas de pessoas de 14 vilarejos, porque as chamas estavam muito próximas das residências. Elas vão poder voltar as suas respectivas casas nesta segunda-feira (20), porque a situação melhorou em decorrência das chuvas.

Bombeiros são vistos tentando controlar incêndio florestal em Pumarejo de Tera, perto de Zamora, no Norte da Espanha, no sábado (18) — Foto: Cesar Manso/AFP

Ainda na Espanha, várias estradas tiveram que ser interditadas e uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Madri e a Região de Galiza teve que ser fechada no sábado (11) devido aos incêndios. Essa ligação já foi restabelecida.

Incêndios florestais de intensidade menores ainda estão sendo registradas nas regiões da Catalhunha (Noroeste) e em Navarra (Norte) da Espanha, onde as temperaturas permanecem altas, porém estáveis.

O Governo Regional de Navarra pediu à população que evite trafegar pelas rodovias e estradas, deixando essas vias desimpedidas para a passagem das viaturas dos bombeiros e da Defesa Civil.

As fortes rajadas de vento (30 km/h) registradas nos últimos dias em várias regiões da Espanha estão dificultando os trabalhos das equipes de resgate.

Temos algumas horas muito difíceis pela frente“, disse o diretor do Ministério do Interior de Navarra, Amparo Lopez Antelo.

Neste momento, as temperaturas caíram significativamente na Espanha. Em Madri os termômetros estão registrando 29º C e em Zamora os termômetros registram 25º C.

No Oeste da França, os termômetros registram neste momento cerca de 38º C.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo