Bomba é encontrada e desarmada em praia de Odessa, na Ucrânia

Uma bomba foi encontrada esta semana em uma paia na cidade portuária de Odessa, na Ucrânia. Por sorte, ninguém se feriu.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o explosivo foi colocado nas águas da praia em fevereiro deste ano, por militares ucranianos, afim de impedir que navios de guerra russos chegassem a região.

Bomba aquática é encontrada e desarmada em praia de Odessa, no Sudoeste da Ucrânia – Foto: Reuters TV/Divulgação

As autoridades ucranianas fecharam as praias e colocaram placas com avisos dizendo que no local havia bomba, com o objetivo de alertar a população e turistas a não irem as praias de Odessa, no Mar Negro, muito procuradas por turistas, especialmente estrangeiros.

Policiais e técnicos desarmaram a bomba e levaram o artefato explosivo para um local seguro.

As praias de Odessa encontram-se totalmente vazias desde o início da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Até pouco tempo, a região vivia lotada de pessoas tomando banho de Sol e de mar, mas com o avanço da guerra, a população e os turistas se afastaram das praias, deixando os locais desertos.

Em um vídeo divulgado pela Agência Reuters, é possível ver um grupo de agentes ucranianos desarmando a bomba (mina aquática), que foi encontrada nas areias de uma das praias de Odessa.

No início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022, militares ucranianos colocaram essas minas aquáticas ao logo da costa de Odessa, na tentativa de se defenderem de um possível ataque russo com embarcações anfíbias.

Policiais e militares ucranianos patrulham constantemente o litoral em Odessa, afim de evitar que a população civil se aproxime das praias e, sobretudo, para aviar as autoridades em caso de invasão por parte dos russos.

As praias em Odessa foram cercadas com fitas vermelhas e brancas para garantir que os civis não entrem nos respectivos locais. Placas com oz dizeres “Cuidado, Bombas”, foram colocadas em todas as praias.

A cidade de Odessa está se recuperado da guerra, apesar da economia local da cidade portuária, no Sudoeste da Ucrânia, ter entrado em colapso devido aos bombardeios de indústrias e o fechamento das praias, que afastaram os turistas.

No início de maio deste ano, as Forças Armadas Russas bombardearam Odessa, destruindo edifícios residenciais, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e fábricas e industrias. Os portos na região não sofreram danos sérios.

Todos os restaurantes a beira-mar foram fechados no início da guerra e ainda não reabriram, já que as praias continuam interditadas.

O jovem ucraniano Kyrylo Zinchenko, de 18 anos, disse que os militares avisaram a todos para se afastarem das praias, mas que muitos moradores insistem em tomar banho de Sol nas areias e no mar.

Eles (os militares) disseram para não ir lá (à beira-mar). Por que você iria lá? Este é o verão que teremos.“, disse Kyrylo Zinchenko.

Militares ucranianos acreditam que a economia e o turismo em Odessa sofrerão um prejuízo sem precedentes, mas alerta que se as praias não forem fechadas, as perdas serão ainda maiores, já que os russos poderão tomar a cidade e o porto com o avanço militar.

Percebemos que a componente turística e recreativa é um elemento importante…, mas também percebemos que se não fizermos a defesa da nossa região, não haverá orçamento para preencher“, disse Nataliia Humeniuk, porta-voz do Comando Militar do Sul da Ucrânia.

A economia local sofrerá um grande impacto. São hotéis, restaurantes, souvenirs, todo tipo de serviço de praia. São coisas ligadas ao setor cultural… Não sei como vai ficar a economia da cidade sem eles“, disse Oleksandr Babich, proprietário do escritório de turismo.

Com informações da France Press e da Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo