Tornado atinge Nova Orleans (EUA) e provoca danos e mortes

Um tornado atingiu nesta terça-feira (22) a cidade de Nova Orleans, no Estado de Louisiana, nos Estados Unidos (EUA), causando a morte de pelo menos duas pessoas e deixando dezenas de outras feridas. Os danos causados a infraestrutura foram substanciais, mas já estão sendo reparados.

Tempestade, seguida por um tornado, atingiu nesta terça-feira (22) a cidade de Nova Orleans, no Estado de Louisiana, nos EUA – Foto: AFP

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a intempérie destruiu e destelhou dezenas de casas, além de ter derrubado postes de energia elétrica, árvores, semáforos e torres de transmissão de telefonia e internet.

Trata-se de um novo revés para uma cidade que ainda não se recuperou totalmente do Furacão Ida, que atingiu a região no ano passado.

Momentos antes da chegada do tornado, o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS – sigla em inglês), divulgou um comunicado a população alertando sobre a chegada da tempestade, e pediu a todos para que procurassem abrigos seguros.

Imagens divulgadas pelas emissoras de TV local e pelas redes sociais mostram a chegada de uma nuvem escura, que encobriu vários bairros de Nova Orleans, como Arabi, Gretna e St. Bernard Parish.

Pessoas observam os danos causados a infraestrutura de Nova Orleans (EUA), atingida por um tornado nesta terça-feira (22) – Foto: Kathleen Flynn/Reuters

As autoridades policiais de Nova Orleans divulgaram a informação de que duas pessoas teriam morrido em decorrência do tornado, mas a informação, no entanto, não foi oficialmente confirmada.

Não há informações oficiais sobre o número de vítimas (mortos e feridos), e nem sobre o número de desabrigados.

Moradores, no entanto, disseram que existem muitas pessoas sobre os escombros de casas e prédios, Equipes de resgate já estão no local socorrendo as vítimas.

Em Arabi, bairro localizado no subúrbio, a leste de Nova Orleans, a intempérie derrubou árvores, postes, torres de transmissão de telefonia e internet, semáforos, placas de sinalização, além de ter destelhados casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.

Placas de sinalização foram derrubadas pelas fortes rajadas de vento que atingiram Nova Orleans (EUA) nesta terça-feira (22) – Foto: AFP

Policiais, bombeiros e paramédicos estão trabalhando no socorro às vítimas, enquanto técnicos trabalham para restabelecer serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica e de água.

Segundo dados do NWS, o tornado foi provocado por tempestades que atravessaram o Sul dos EUA. “Uma rajada ou tornado ainda é possível nas próximas horas”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Por causa do tornado, as aulas foram suspensas em todos os colégios e escolas de Nova Orleans, e a Louisiana State University, em Baton Rouge, fechou seu campus durante todo o dia de hoje.

Com informações das Agências Reuters, AFP e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo