Consumidores brasileiros devem encontrar arroz mais caro na próxima semana

Analistas econômicos ouvidos pela equipe de reportagem informaram na manhã desta quinta-feira (24) que o preço do arroz deve sofrer uma alta na próxima semana, deixando o produto mais caro e podendo afetar o consumo, principalmente das famílias mais carentes.

Foto: Divulgação

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), órgão vinculado a Universidade de São Paulo (USP), a saca de arroz de 50 kg custa hoje cerca de R$ 76,42, sendo que na semana passada o valor era de R$ 75,00.

Segundo os analistas, o preço do arroz deve aumentar em todo o país, devendo sofrer um aumento de 1,72% no preço da saca de 60 kg.

De acordo com o Cepea, a demanda por arroz se manteve em alta em virtude da valorização do preço do trigo, que fez com que os preços das massas em geral, incluindo pães, biscoitos e macarrão, sofressem aumento de preços.

O consumo de arroz vinha caindo consideravelmente no Brasil nos últimos anos, mas com o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, essa tendência se reverteu, e o consumo voltou a subir gradativamente.

Tanto a Ucrânia, quando a Rússia, são importantes produtores e exportadores de trigo, e por causa da guerra diminuíram a venda para os demais países.

No caso do arroz, os preços neste mês de março, saindo do produtor, tiveram os preços aumentados em 3,38%.

No Brasil, os Estados produtores de arroz são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Os produtores desses Estados devem estar sorrindo, porque com a redução de oferta, a estimativa é que haja uma disparada de preços do produto.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo