Currículo online: veja como aproveitar ao máximo essa ferramenta

Você já sabe que é fácil fazer um currículo online, então que tal explorar todo o potencial dessa ferramenta? Confira dicas de especialistas neste artigo.

A possibilidade de fazer um currículo online facilita muito a vida de quem está em busca de emprego. Mas como se destacar da concorrência pelas melhores vagas criando um CV às pressas e sem explorar tudo o que esse tipo de ferramenta oferece?

Currículo Online (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação

O curriculum vitae é o seu principal representante para as pessoas que vão avaliar a sua candidatura em um processo seletivo profissional. Por isso, é importante dedicar a atenção necessária ao conteúdo desse documento e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para criar um currículo atraente.

Confira estas dicas da equipe de especialistas da plataforma Onlinecurrículo e veja como fazer sua candidatura despertar o interesse de recrutadores e contratantes em potencial:

Faça um currículo online impecável usando estes

1.  Formatação do currículo
A formatação do seu CV deve estar alinhada ao seu perfil profissional, ao tipo de cargo e à cultura da empresa para a qual você vai se candidatar. Por exemplo, você pode ter um CV com foto e outro com o mesmo conteúdo, só que sem a sua imagem. Mas quando optar por colocar foto no currículo, você vai encontrar dicas na plataforma para fazer os ajustes ideais.

Tenha isso em mente ao selecionar uma opção entre os inúmeros modelos de currículo pronto, lembrando que também é possível editar detalhes como cores e fontes, além de poder trocar de modelo para usar outro tipo de layout quando quiser.

2.  Dicas de conteúdo
O recurso de inserir sua foto no CV não é o único que oferece dicas para você. Em cada campo a ser preenchido, há um exemplo que ajuda a tirar suas dúvidas na hora de montar seu currículo. Você pode se basear nesses exemplos para saber que tipo de informação os recrutadores esperam encontrar e qual a melhor forma de escrever em cada um daqueles espaços – com sugestões de textos, dicas de como inserir datas, locais e outros dados necessários em cada seção, uso de “bullet points” (marcadores) etc.

Isso também é muito útil para que você consiga manter uma consistência de estilo no conteúdo, que é essencial para que o documento tenha um visual limpo, organizado e bem estruturado. E, dependendo da ferramenta e do plano escolhido, você pode até ter acesso a frases recomendadas em cada trecho.

3.  Edição de versões personalizadas
Você já deve ter ouvido dizer que a personalização do currículo é uma estratégia em alta para quem está em busca de oportunidades de emprego, certo? Ao fazer um currículo online, fica bem mais fácil editar versões exclusivas do documento conforme as características de cada uma das vagas a que você for se candidatar.

Ou seja, você pode preparar um currículo simples e depois personalizá-lo com pequenas alterações que fazem uma grande diferença:

  • Mencionar o nome da empresa na seção do Objetivo, demonstrando que você se imagina trabalhando lá.
  • Incluir palavras-chave com base no anúncio do emprego, para fazer com que o seu documento passe pelos programas de triagem automática de currículos.
  • Adaptar a seção sobre Habilidades do CV para que os avaliadores vejam logo que você pode atender às necessidades específicas da oferta de emprego.

Fazer isso vai aumentar suas chances de causar uma boa impressão em pessoas que estão acostumadas a receber uma imensa quantidade de currículos todos os dias!

Currículo Online (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação

4.  Formas de envio do currículo
Ao criar um currículo online, você pode contar com recursos de armazenamento, download em diferentes formatos e compartilhamento direto da plataforma.

Assim, você vai ter acesso aos seus rascunhos e currículos prontos a qualquer momento e em qualquer lugar, podendo editar novas versões e enviar seu CV no formato desejado. É possível fazer um currículo pelo celular e baixar em PDF, por exemplo, para enviar por e-mail ou incluir um link para seu CV em um formulário do tipo “Trabalhe Conosco” no site de uma empresa.

5.  Gerador de carta de apresentação
Um bom gerador de currículo online pode oferecer os mesmos recursos mencionados neste artigo para ajudar você a criar uma carta de apresentação que demonstre profissionalismo e torne a sua candidatura ainda mais marcante.

Nem sempre é exigido enviar uma carta de apresentação junto com o currículo para se candidatar a empregos. Mas é justamente por isso que vale a pena usar a carta como um diferencial em relação às outras pessoas concorrentes ao mesmo processo seletivo. Além do mais, os avaliadores passam a ter acesso aos seus dados em dois documentos – com os devidos contatos para convocar você para uma entrevista de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo