ENEL Distribuição São Paulo amplia em 197% as identificações de fraudes e furtos de energia até setembro de 2021

Ao todo, foram realizadas mais de 255 mil inspeções na rede elétrica dos 24 municípios atendidos pela concessionária; Ações contribuíram para a recuperação de 127,1 GWh de energia retroativa de consumo não registrado.

São Paulo (SP) – A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realiza constantemente ações de combate às fraudes e furtos de energia em toda a área de concessão. De janeiro a setembro deste ano, a distribuidora realizou 255,7 mil inspeções em sua área de concessão.

Foto: Divulgação

Levantamento interno da companhia aponta que com as ações desenvolvidas foi possível identificar 34.456 irregularidades no período, um aumento de 197% em relação às 11.615 fraudes encontradas no mesmo período do ano passado. Com isso, a Enel Distribuição São Paulo conseguiu recuperar 127,1 GWh de energia, o que representa um crescimento de 186% frente aos 44,4 GWh de volume de energia recuperado no mesmo período de 2020.

O volume de energia recuperado pela distribuidora até setembro de 2021 seria suficiente para abastecer cerca de 70,6 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 150/kWh. Entre os principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos negativos da pandemia do novo coronavírus.

Maior município da área de concessão da concessionária, São Paulo lidera o ranking de inspeções realizadas até outubro de 2021, totalizando 182 mil, com 26,7 mil irregularidades encontradas. A capital é seguida pelas cidades de São Bernardo do Campo (10,2 mil inspeções e 900 irregularidades), Santo André (8,7 mil inspeções e 700 irregularidades), Barueri (7,9 mil inspeções e 100 irregularidades) e Diadema (6,4 mil inspeções e 500 irregularidades).

“A Enel Distribuição São Paulo vem investindo em novas tecnologias para coibir fraudes e furtos. A concessionária conta com software com inteligência artificial capaz de identificar de forma preventiva possíveis manipulações na rede elétrica e nos medidores. Ao combater o furto de energia, a empresa contribui para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos para a população”, afirma o responsável pela área de Operações Comerciais da companhia, Ricardo Martins. Além disso, a companhia investe na blindagem dos medidores para evitar alterações no funcionamento dos equipamentos.

Furto de energia é crime

A distribuidora também realiza constantemente ações de combate ao furto de energia de clientes das classes comerciais, residenciais e industriais em parceria com a Polícia Civil. No período de janeiro a outubro deste ano, a empresa realizou 188 operações que resultaram em 99 pessoas detidas em flagrante.

Os dados refletem a retomada gradual das operações, bem como o número de denúncias recebidas via Polícia Civil. Das 188 operações realizadas, 73% estão relacionadas a clientes comerciais e 27% residenciais. Do número total, 31% foram na regional Sul da área de concessão da companhia, 27% na Oeste, 21% na Leste e 21% na Norte.

A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Além disso, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa, dos fraudadores. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia.

Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Combate ao furto de energia

Os consumidores podem ajudar a Enel Distribuição São Paulo no combate às fraudes e furtos pelos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias podem ser feitas pelo site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/areaaberta/dinamico/denuncia-fraude; pelo aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2VpYh8q)  ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj), ou pelo 0800 72 72 196. A denúncia pode ser anônima, sem a necessidade de identificação do consumidor.

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