Tempestades de areia atingem cidades de MS e SP

Após o clima seco e o forte calor, com temperaturas de até 40º C nesta sexta-feira (1º), Mato Grosso do Sul deve ter chuvas torrenciais e tempestades de areia em vários municípios entre a noite de hoje e a madrugada de sábado (02). Em alguns municípios a chuva já começou a cair, enquanto que em outros, como Três Lagoas e Chapadão do Sul, tempestades de areia assustaram os moradores.

Tempestade de areia em Três Lagoas (MS). — Foto: Marcos Trindade/Arquivo Pessoal/Cortesia

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é conhecido como ‘haboob’ e provoca fortes rajadas de vento, que acumulam em seu bojo poeiras, cinzas de queimadas e muita sujeira, cuja elevação pode chegar a 10 km de altura.

A recomendação da Defesa Civil e de especialistas é para que as pessoas permaneçam em casa em segurança, e que evitem sair mesmo que seja de carro.

Uma forte tempestade de areia, com ventos de até 68 km/h, atingiu na tarde desta sexta-feira (1º), por volta das 14h05min (horário de MS), a cidade de Três Lagoas, a 313 km de Campo Grande, capital do Estado. O município fica localizado na divisa com o Estado de São Paulo, onde também foram registradas tempestades de areia.

A temperatura, que estava em 41º C, caiu rapidamente, se estabilizando em 24º C. Por causa da areia e da poeira, a visibilidade ficou extremamente baixa, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres.

Ainda segundo o Inmet, a tempestade de areia acontece quando chuvas torrenciais, aliadas a ventos fortes atingem o solo seco, sem vegetação, levantando poeira, sujeira e, sobretudo, cinzas de queimadas.

Tempestade de areia em Chapadão do Sul (MS) – Foto: Chapadense News/Cortesia

As tempestades de areia também foram registradas em Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Chapadão do Sul.

O meteorologista Natálio Abrahão informou que neste fim de semana pode chover forte em Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Porto Murtinho e Sidrolândia. As chuvas poderão vir acompanhadas de trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento.

Uma nova frente fria que estava estacionada no Estado do Paraná, e que está se dirigindo para Mato Grosso do Sul, pode fazer com que as temperaturas caiam consideravelmente nas próximas horas.

Tempestade de areia pelo Brasil

O fenômeno ‘haboob’ também foi registrado no Estado de São Paulo, mais precisamente nos municípios de Pereira Barreto e Presidente Prudente. Não há informações sobre vítimas ou danos.

Com informações do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo