Vulcão entra em erupção na República Democrática do Congo

O Vulcão Nyiragongo entrou em erupção na manhã deste sábado (22) na Região Leste da República Democrática do Congo e obrigou as autoridades locais a emitirem estado de alerta máximo. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

O Vulcão Nyiragongo entrou em erupção neste sábado (22) em Goma, na República Democrática do Congo — Foto: Djaffar Al Katanty/ Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a última vez que o Vulcão Nyiragongo entrou em erupção foi em 2002, quando causou a morte de 250 pessoas e deixou mais de 120 mil desabrigados.

Um vulcanologista da cidade de Goma, vizinha à montanha onde fica localizado o vulcão, disse que o Nyiragongo expeliu lava, que podia ser vista escorrendo pela cratera e laterais, além de lançar na atmosfera fumaça e cinza.

Os especialistas estão monitorando a erupção do Vulcão Nyiragongo, que por enquanto não coloca em risco a aviação e as pessoas que residem nas proximidades.

A orientação das autoridades policiais é para que todos os moradores próximos ao vulcão saiam imediatamente de suas casas.

As autoridades do Congo estão tendo dificuldades para manter o monitoramento do Vulcão Nyiragongo, porque o Banco Mundial bloqueou o financiamento, alegando corrupção das autoridades locais.

Com informações das Agências France Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo