Pancadas de chuva em quase todo o Brasil

A grande disponibilidade de ar úmido e quente disponível sobre o Brasil e a circulação de ventos sobre o país continua favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Norte e muitas áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O ar seco ainda predomina sobre a Região Sul do Brasil e também entre o sul e o leste da Bahia, no estado de Sergipe, no interior Alagoas e de Pernambuco.

Previsão do tempo para 12/3/2021 – sexta-feira

A maioria das áreas do Brasil continua tendo grande quantidade de nuvens e condições para várias pancadas de chuva durante esta sexta-feira. A maior parte das pancadas de chuva deve acontecer à tarde e à noite.

O ar seco e o sol predominam sobre o Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e do Paraná, no centro-oeste do estado de São Paulo e também sobre a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul. Algumas pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde no Norte deste estado.

O sol predomina também sobre o centro-norte do Espírito Santo, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no sudoeste da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas e também no agreste e parte do sertão de Pernambuco. Todas as outras áreas do país têm condições para pancadas de chuva.

Durante esta sexta-feira, o ar continua quente sobre todo o Brasil. Temperaturas amenas ainda devem ser observadas ao amanhecer nos estados da Região Sul.

As capitais mais quentes nesta sexta-feira devem ser Cuiabá, com temperatura de até 34°C, Teresina, com temperatura máxima em torno dos 33°C, Maceió, Belém, Manaus, Natal e Campo Grande com temperatura durante o dia chegando aos 32°C.

Alertas meteorológicos para 12/3/2021

Nesta sexta-feira vamos observar níveis de umidade do ar abaixo do normal para esta época do ano no centro-oeste sul do Rio Grande do Sul e também no oeste do estado de Mato Grosso do Sul. Os níveis de umidade os níveis de umidade ficam entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia.

Sexta-feira com alerta para temporais no Distrito Federal, no Norte e no leste de Goiás e no noroeste de Minas Gerais.

Alerta para temporais também no Acre, em Roraima, no Amapá e em toda a faixa norte do Pará, incluindo as capitais Belém, Macapá, Boa Vista e Rio Branco.

Em todas as outras áreas da Região Norte, no Maranhão, no sul do Piauí, no oeste da Bahia, em Mato Grosso, no centro-oeste sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira e no Vale do Rio doce, na serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, em São Paulo, no interior do estado do Rio de Janeiro e no litoral norte fluminense, em Vitória e no sul do Espírito Santo a situação é de atenção para o risco de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, com raios e ventos fortes.

As capitais Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte e Vitória estão sujeitas a pancadas de chuva moderadas a fortes.

Não há alertas para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande e nem para as capitais da Região Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo