A Raiz Milagrosa

Como diria nossa avó, o Gengibre é um santo remédio para muitos males. Popular desde a antiguidade, é usado para combater dores devido a sua capacidade anti-inflamatória.

Foto: Divulgação

O chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, resfriados, tosse e até ressaca.

As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol e zingerona, entre outras). Banhos e compressas quentes feitos com gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e um tipo de câncer. É usado contra perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.

A medicina ayurvédica reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando dessa forma alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo