Quais são as melhores cidades para você viver depois de aposentar

Você já começou a planejar a sua aposentadoria? Então, um dos fatores que não podem ficar de fora do seu planejamento é a cidade que você viverá após se aposentar. No Brasil e no mundo, existem cidades e países que são bastante indicados para idosos que queiram ter mais qualidade de vida depois de pararem de trabalhar.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a tendência no Brasil é cada vez termos mais idosos e menos jovens. Segundo o instituto, a previsão é de que em 2039, o número de idosos ultrapasse o número de crianças no país. Ainda de acordo com as previsões, em 2060, pelo menos, 25% da população brasileira será formada por idosos.

Foto: Shutterstock

A maior parte das cidades brasileiros tem modelos voltados para pessoas adultas, entre 20 e 50 anos. Porém, existem cidades no país que são referência em políticas e opções culturais para idosos.

Então, se você já está calculando a sua aposentadoria pública, pensando em engordar a renda por meio da previdência corporativa, também precisa planejar onde irá morar após a aposentadoria. Talvez, esse novo momento seja mais bem vivido se você mudar para alguma das cidades da lista.

Estudo define as melhores cidades para envelhecer no Brasil

Um estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou as principais cidades para envelhecer no país. O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) foi formulado levando em conta fatores como bem-estar, cultura, habitação, cuidados de saúde, educação e finanças.

Confira abaixo a lista das melhores cidades brasileiras para viver depois de se aposentar:

Santos (SP)

Santos, no litoral de São Paulo é uma das melhores cidades para envelhecer no Brasil. Isso porque boa parte da população do município é formada por idosos. Para se ter uma ideia, dados da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) aponta que a população idosa deve chegar a 25% em 2030, com cerca de 110 mil idosos morando na cidade.

Com estas previsões, as políticas e ações do governo da cidade tem de ser voltadas aos idosos. Por isso, a cidade se destaca pelo bom nível de bem-estar e cultura com acesso a cinemas e canais de TV paga. Além disso, na cidade existem poucos cidadãos de baixa renda, o que também facilita o acesso à educação, cultura e saúde.

Florianópolis (SC)

A segunda melhor cidade para envelhecer no Brasil é Florianópolis, capital de Santa Catarina. A cidade tem uma população idosa de baixa renda que consegue ter acesso à internet e opções culturais.

Também por ser uma cidade litorânea, a população pode aproveitar para realizar atividades ao ar livre. Em Florianópolis, o que não falta são atividades para se manter ativo depois da aposentadoria. A prova de qualidade de vida é que o estado de Santa Catarina é o local com maior expectativa de vida. A previsão é de a média chegue a 81 anos em 2060.

Porto Alegre (RS)

Para completar a lista das três principais grandes cidades do país mais indicadas para envelhecer, vamos citar Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Uma projeção da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que em 2020, a cidade deve ter cerca de 14,05% de idosos, ficando atrás apenas no Rio de Janeiro com 14,5%.

Em 2015, a cidade recebeu o selo “Cidade Amiga do Idoso’ da Organização Mundial da Saúde. Na capital gaúcha, a população idosa conta com diversos projetos habitacionais e atividades integrativas. Entre as medidas mais populares para os mais velhos na cidade é a lei que garante que 20% das consultas diárias nas unidades de saúde devem ser prestadas a idosos.

Cidades pequenas mais indicadas para viver depois de se aposentar

Depois de três grandes cidades, vamos listar algumas cidades pequenas com até 100 mil habitantes. Elas são ideais para que procura uma vida mais pacata após a aposentadoria. Confira a nossa lista abaixo:

São João da Boa Vista (SP)

Essa pequena cidade paulista fica no pé da Serra da Mantiqueira. Com um patrimônio histórico invejável, a cidade é considerada a mais indicada para população idosa. O município conta com diversas igrejas históricas, prédios tombados e com o quinto teatro mais antigo do Brasil, cultura para colocar inveja em qualquer outra cidade do país.

Vinhedo (SP)

A cidade de Vinhedo é outra que fica no estado de São Paulo. A característica de destaque com idosos de classe média alta. Para oferecer mais bem-estar, o governo promove diversas oficinas de arte, atividades físicas e bailes temáticos para a população idosa. O que não falta são atividades para manter os aposentados ativos.

Lins (SP)

A cidade de Lins, no interior de São Paulo, tem bastante políticas voltadas para a terceira idade. O município conta com condomínios exclusivos para idosos, oferece diversas opções de lazer, grupos de convivência e atividades físicas focadas nos aposentados.

Estas são as seis cidades brasileiras mais indicadas para viver após a aposentadoria. O que não faltam são opções de grandes e pequenas cidades para escolher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo