Filipe Toledo lança filme sobre suas melhores viagens

Com direção de Victor Rodrigues e Bruno Baroni, ‘Never Meant For Stilness’. É uma viagem fotográfica das Trips dos últimos anos pelo olhar de Baroni

Filme Never Meant for Stillness – Fotos: Bruno Baroni

A pandemia do coronavírus adiou os campeonatos de surf, mas não impediu que a criatividade de Filipe Toledo continuasse ativa. Junto com o filmmaker Bruno Baroni, que o acompanha há seis anos no Tour, teve tempo para criar o filme ‘Never Meant for Stillness’, resgatando suas melhores viagens, sob um olhar mais artístico, voltado à essência do surf e que está sendo lançado no canal oficial do surfista no Youtube no próximo dia 4. Nesta quarta-feira (2), às 18 horas, o atleta fará uma live em sua conta do Instagram (@filipetoledo) para falar de sua mais nova produção.

O curta-metragem tem a direção de Victor Rodrigues, que trouxe uma nova perspectiva para os já tradicionais filmes. Nasce inspirado em projetos como “The Drifter” e “Sipping Jetstreams”, de Taylor Steele, que captam e observam a realidade do surf em linguagem poética e reflexiva.

Baseado na busca de viver o surf de outra maneira mais profunda e focado na sua jornada pelo título mundial, Filipe conduz o espectador em uma viagem por lugares únicos. ‘Never Meant for Stillness’, que significa ‘Nunca Destinado para ficar estático’, é uma viagem fotográfica das trips dos últimos anos pelo olhar de Bruno Baroni, focada no surf, nos picos explorados e como eles influenciam na vida de um surfista de elite como o Filipe.

Filme Never Meant for Stillness – Fotos: Bruno Baroni

São 8 minutos e 45 segundos de imagens coletadas nos últimos anos, com locações em vários países com principais cenários o Tahiti, a Indonésia e o Havaí, explorando ondas e interagindo com as especificidades das culturas locais, que envolvem surf e tradições a serem descobertas ao redor da busca pelo topo do mundo. “Com tudo que está acontecendo no Mundo, a gente teve bastante tempo para pensar e organizar algumas das melhores imagens que temos”, destaca Filipe.

“Estávamos acostumados a fazer vídeos de ação, surf e música. Esse filme trouxe um pouco mais da beleza dos lugares, da essência do surf, o que representa, a raiz, a paixão, a felicidade, a sensação de estar dentro do mar, que todo surfista tem”, argumenta o top 4 do Champioship Tour (CT) 2019.

Ele também elogia o reforço de Victor na direção artística da produção. “Veio somar muito para que esse filme tivesse grandes detalhes. Fico feliz em poder trazer isso para a galera, ainda mais em tempos como esse, que a gente possa trazer felicidade”, complementa.

Filme Never Meant for Stillness – Fotos: Bruno Baroni

“O projeto mostra ao público o mundo de possibilidades em busca de inovação e autoconhecimento que reflete uma viagem para um novo horizonte”, relata Victor. “E se você gosta de surf, vai gostar disso”, enfatiza.

Baroni destaca que o objetivo também é passar uma mensagem positiva, de esperança e autoconhecimento do momento atual. “Agora que o futuro é muito incerto e motivar as pessoas a viver cada momento com presença e intensidade”, afirma. “Uma vida de viagens supera nosso impulso de permanecer no mesmo lugar e, por desejo ou necessidade, nos move e nunca nos mantem parados”, reforça Victor.

“Para ser sincero, eu nem acredito até agora ter sido convidado pelo Baroni para criar esse projeto com ele e o Filipe. Tem sido inacreditável e uma experiência muito especial. Cada um tem um modo de pensar, pontos de vista e habilidades diferentes e todos dispostos a somar”, comenta o diretor.

Segundo ele, nenhuma mensagem representa tanto Filipe como o filme, que fala muito sobre se manter sempre em movimento e essa necessidade de ser autêntico, presente e intenso para impactar em cada momento de forma especial. “Tentamos traduzir essa intensidade na fotografia e com o sound design, criando essas texturas de personalidade que traduzem muito sobre o estilo dessa lenda do surf mundial. Vou ser sempre muito grato ao Bruno, ao Filipe e a toda equipe por esse presente”, completa.

Filme Never Meant for Stillness – Fotos: Bruno Baroni

Ficha Técnica 

Filipe Toledo – Never Meant For Stillness

Estrelando – Filipe Toledo

Direção – Bruno Baroni e Victor Rodrigues

Trilha Sonora – Seasons & Starlight – Vanilla Gorilla

Sound Design – Mais 55 Audio e Ferri Action

Narrativa – Rich Henrich

Imagens – Bruno Baroni

Imagens adicionais – Erick Proost e Ricardo Toledo

Edição – Victor Rodrigues

Patrocínio – Hurley, Oi, Oakley, Monster, Corona, Jeep, GoPro, Sharpeye, Sunbum, FCS e Smoothstar

Agradecimentos – Ricardo Toledo, Luiz Henrique Pinga Campos, Michael Reagan, Fábio Maradei e Icaro Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo