Veja 5 dicas de saúde que os atletas do Pinheiros estão fazendo em casa (Hoje é o Dia Universal Olímpico)

A psicóloga do Esporte Clube Pinheiros traz dicas de saúde mental e física dos atletas neste período de adiamento dos jogos. Dia 23 de Junho é a data Universal Olímpico que marca a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI)

Em março deste ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o governo japonês adiaram os Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, a mudança histórica aconteceu após o mundo vivenciar o surto do novo coronavírus. Os Jogos Olímpicos não serão realizados na data prevista pela quarta vez na história, mas nunca havia sido adiado. Isso mexeu muito com a mente dos atletas que já estavam se preparando para as Olimpíadas a meses.

Augusto Dutra, atleta do salto com vara do Esporte Clube Pinheiros, está fora dos treinos oficiais e tem o acompanhamento das profissionais – Foto: Wagner Carmo

Os atletas de alto rendimento e as comissões de esportes que estavam se preparando para o evento deste ano tiveram que adaptar as suas rotinas de treino no isolamento social. É fato que o adiamento levou também a uma reflexão dos atletas, comissão técnica e todos os envolvidos sobre o tema. A inteligência emocional contou desde o dia do anúncio do COI até o dia de hoje, já que a quarentena permanece no Brasil. Entender a mente e administrar bem o psicológico podem ser a chave para passar de forma mais sustentável por este momento.

“Eles não podem sair para treinar porque precisam evitar contágio e preservar os seus familiares. Ainda estão vivendo a insegurança do adiamento dos Jogos Olímpicos. Nessas condições, manter o atleta motivado e equilibrado, torna-se o principal objetivo” revela Melissa Voltarelli, Coordenadora da Psicologia Esportiva do Esporte Clube Pinheiros.

Para a psicóloga e especialista em esportes de alto rendimento, o mais importante é manter uma normalidade dentro da anormalidade, para confortar nosso pensamento. Justamente para a ansiedade não se tornar algo prejudicial a nossa vida e desencadear outros problemas.

Melissa Voltarelli, psicóloga do Esporte Clube Pinheiros, lista 5 dicas para manter a saúde mental e física neste adiamento das Olimpíadas. As dicas servem para quem não é atleta também. Veja abaixo:

1) Elabore novas metas, veja este tempo como um extra para alcançar os objetivos

Ver por outro ângulo, como um maior tempo de preparação para se conseguir o objetivo, traçar metas possíveis. Estabelecendo assim um cronograma da vitória! Se possível baixar alguns aplicativos para te ajudar como “Lojong”, “Zen”, “Insight Timer”, “Querida Ansiedade” entre outros, que estão disponíveis tanto para android quanto para IOS, que ajudam nas crises de ansiedade.

2) Se conecte com as pessoas que moram com você, não esqueça da importância da socialização

Estamos isolados, mas a tecnologia nos permite socializar mesmo assim. Muitos atletas viajam e não passam muito tempo com a família e agora têm a oportunidade de se reconectar ao ambiente familiar. Além de manter o contato com toda a equipe técnica, os amigos também ajudam na motivação, use a tecnologia a seu favor.

3) Continue a rotina de treinos físicos

Continuar a treinar e a manter a forma física ajuda na liberação do estresse e evita que quando os treinos voltarem hajam mais lesões. Alguns países já estão afrouxando a quarentena, e por isso alguns atletas já voltaram a treinar. Porém, para quem ainda está em isolamento o ideal é utilizar a criatividade para intensificar os treinos com a equipe técnica.

4) Busque viver um dia de cada vez

O mais importante é saber que estar ansioso ou desmotivado fazem parte, e que é necessário pensar um dia de cada vez. É aquele ditado um dia a mais, porém um dia a menos. E claro, sempre buscar conversar sobre estes sentimentos, seja em uma terapia ou com familiares. Ninguém precisa carregar tudo sozinho(a).

5) Seja otimista

Vamos sair desta situação, o mais importante é não perder a esperança e o foco dos nossos objetivos, e isso vale para todas as pessoas sejam elas atletas ou não. Isso vai passar e enquanto não passa vamos nos fortalecendo para sairmos deste momento melhores. Não há nenhum resultado físico, se o mental não estiver bom.

“Temos a expectativa de abrir o clube ECP em breve. Claro, com as autorizações dos órgãos responsáveis. A nossa psicóloga Melissa Voltarelli faz um excelente trabalho, e estamos na expectativa da volta dos nossos esportistas e frequentadores do ECP”, finaliza, Ivan Castaldi, Presidente do Esporte Clube Pinheiros.

Sobre o Esporte Clube Pinheiros

O ECP- Esporte Clube Pinheiros – nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros e brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo