Tempestades atingem a França e o Reino Unido e deixam um rastro de destruição e mortes

Tempestade atinge o Leste da Inglaterra e deixa 2 mortos em Kent – Foto: WhatsApp

Duas intensas tempestades atingiram neste domingo (16) o Reino Unido e a França, causando muita destruição e vítimas. Os ventos chegaram a 146 km/h e as gigantescas ondas atingiram o litoral dos dois países.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a Tempestade Dennis atingiu a Inglaterra e o País de Gales, deixando para trás um rastro de destruição e pelo menos dois mortos.

No País de Gales, as equipes de resgate tiveram que usar botes e helicópteros para resgatar as pessoas que ficaram ‘ilhadas’. Várias cidades sofreram inundações, e as autoridades contabilizaram centenas de desabrigados.

As fortes rajadas de vento derrubaram dezenas de árvores no Norte da França, como esta em Caen, que caiu sobre um carro, danificando-o — Foto: Sameer Al-Doumy/AFP

No Reino Unido, a Tempestade Dennis causou inundações em diversas cidades. No sábado (15), as equipes de resgate encontraram no mar, próximo a cidade de Kent, os corpos de dois homens.

Por causa da intensidade da tempestade, as autoridades britânicas decretaram alerta vermelho, devido ao risco de inundações. É a primeira vez que um avido do tipo é emitido no Reino Unido desde dezembro de 2015.

O Escritório de Meteorologia da Grã-Bretanha informou que os ventos no País de Gales chegaram a 146 km/h, e que o volume de chuva na região atingiu os 157,6 milímetros em 48 horas.

O mar ficou revolto durante passagem da tempestade Dennis em Porthcawl, no País de Gales, neste sábado (15) fazendo com que ondas gigantes atingissem o litoral — Foto: Ben Birchall/PA via AP

A Tempestade Dennis também causou transtornos ao sistema de transporte no Reino Unido. O sistema ferroviário foi paralisado em diversas regiões e centenas de voos foram cancelados. Alguns aeroportos foram fechados.

Por causa da intempérie, várias competições esportivas que estavam programadas para este fim de semana tiveram que ser adiadas, como a Copa da Inglaterra Feminina de Futebol, além de partidas de Rúgbi e corridas de cavalos.

Essa é a segunda vez na semana que tempestades intensas atingem países da Europa Ocidental. Na última segunda-feira (10), a Tempestade Ciara, chamada de Sabine na Alemanha, causou inundações e provocou o cancelamento de voos e a suspensão do serviço ferroviário.

Um salão de beleza foi inundado pela tempestade Dennis em Pontypridd, no País de Gales, neste domingo (16) — Foto: Ben Birchall/PA via AP

Na França, os efeitos da Tempestade Dennis foram mais intensos. Na Região da Bretanha, no Noroeste do país, houve a suspensão no fornecimento de energia elétrica em aproximadamente 14 mil residências.

Os ventos chegaram a atingir os 125 km/h, suficiente para derrubar árvores e placas de sinalização. Várias cidades foram inundadas e cerca de 12 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo