Avião militar saudita é derrubado por rebeldes no Iêmen

Um avião militar da Arábia Saudita foi derrubado na tarde desta sexta-feira (14) no Iêmen, causando a morte dos tripulantes. A aeronave foi abatida por rebeldes que travam uma sangrenta luta contra os sauditas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a Força Aérea Saudita decidiu retaliar, e lançou na manhã deste sábado (15) um ataque em locais e cidades onde se encontram os insurgentes. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que o ataque saudita matou dezenas de civis.

Mísseis lançados no Iêmen por forças militares sauditas deixaram dezenas de mortos e feridos neste sábado (15) — Foto: Ali Owidha/Reuters

O Iêmen vive há cerca de anos uma guerra civil e, para piorar, Arábia Saudita e Irã travam uma luta pelo poder no país vizinho.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que o ataque saudita no Iêmen causou a morte de pelo menos 30 pessoas, a maioria civis. Os feridos estão sendo socorridos e levados para hospitais, que se encontram em estado precário.

Dois grupos se enfrentam no Iêmen: rebeldes Houthis, apoiados pelo Irã, e uma coalização formada por países árabes, apoiados pela Arábia Saudita.

As forças militares apoiadas pela Arábia Saudita invadiram no Iêmen em março de 2015, com o objetivo de evitar que os Houthis tomassem o poder.

Lembrando que os rebeldes Houthis derrubaram o governo anterior, que era reconhecido internacionalmente.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo