Incêndios florestais devastam a Austrália e provocam vítimas

Os incêndios florestais que estão devastando a Austrália já começam a provocar vítimas e destruição em várias regiões do país. Há cerca de três meses que as queimadas vêm destruindo residências, estabelecimentos comerciais, lavouras e florestas.

De acordo com informações das principais agências internacionais, citando como fontes as agências meteorológicas do país, as altas temperaturas, aliadas ao clima seco e as fortes rajadas de vento são as principais causas dos incêndios.

Fotos: Reprodução

O Serviço de Meteorologia da Austrália informou que as temperaturas no país ultrapassaram os 40º C em várias cidades, e a quantidade de chuva que está caindo sobre algumas áreas é insuficiente para resolver os problemas climáticos.

As autoridades australianas classificaram este como um dos piores incêndios florestais dos últimos anos. O fenômeno é natural e está sendo causado por uma combinação de fatores, como altas temperaturas, clima seco, chuvas insuficientes e rajadas de vento, que ajudam na propagação das chamas.

Todos os anos costumam acontecer incêndios florestais no país, mas até o momento eles eram de médias proporções.

No dia 21 de dezembro, a primeira ministra do Estado de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, disse que seria impossível controlar os focos de incêndio na localidade. A região concentra 70% dos focos de fogo.

Fotos: Reprodução

As autoridades temem que as temperaturas continuem subindo no país, podendo chegar a 47º C, o que fatalmente aumentaria as chances de novos incêndios e, consequentemente, novas vítimas.

Até o momento, as autoridades australianas confirmaram a morte de 15 pessoas por causa dos incêndios florestais. Já o número oficial de desabrigados é de 130 mil pessoas.

No Estado de Nova Gales do Sul, onde fica localizada a cidade de Sydney, a maior do país, com cerca de 5,2 milhões de habitantes, mais de 460 mil hectares foram destruídos.

Fotos: Reprodução

A cidade está se asfixiando e os moradores estão sendo obrigados a usar máscaras por causa da fumaça dos incêndios que consomem vegetações ao Norte, ao Sul e a Oeste da cidade.

Por causa do incêndio, as autoridades cogitaram em cancelar a tradicional queima de fogos no Réveillon. A proibição, no entanto, não chegou a ser colocada em prática.

Os ambientalistas estão muito preocupados com os incêndios florestais na Austrália, porque essas queimadas prejudicam o meio ambiente e favorece o aquecimento global.

Com informações das Agências France Press, Reuters e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo