Guia para quem vive sozinho: site reúne dicas práticas para o cotidiano

Realidade afeta milhares de brasileiros. Alguns conselhos podem valiosos na hora do sufoco

Foto: 30daysreplay (PR & Marketing)

Segundo dados do IBGE de 2015, mais de 10,4 milhões de pessoas moravam sozinhas no Brasil. Ainda segundo levantamento do instituto, houve um aumento de 4,4 milhões nesse grupo, entre 2005 para 2015. A quantidade de pessoas que vivem só saltou de 10,4% da população para 14,6%.

Por isso, alguns sites, como o https://365dicas.com, reúne dicas e conselhos para quem vive sozinho. Como usar uma furadeira ou a melhor maneira de desentupir o vaso sanitário são algumas das informações reunidas no portal, que certamente podem ajudar alguém em um momento de dificuldade.

Uma das coisas que mais preocupam uma pessoa que mora sozinha é a limpeza. Quando o assunto é varrer ou passar pano nos móveis, a tarefa é fácil. Mas e se o problema foi a gordura entupida na pia da cozinha? É, aí a tarefa fica um pouco mais complicada.

A primeira dica é: use o equipamento correto. Não abra mão de um balde, de um esfregão resistente, de raspadores e de uma bomba de água. Esses quatro itens serão seus melhores amigos nessa árdua tarefa. Outro fator importante são os produtos de limpeza. Esqueça soda cáustica ou água fervendo. Também não utilize refrigerantes e água sanitária. Tudo o que você precisa é água em temperatura ambiente, um esfregão e muito trabalho braçal.

Mas, se limpar a caixa de gordura parece algo complicado desde o início, limpar os vidros aparenta uma tarefa simples e fácil. Se você pensa assim, está completamente enganado.

Há quem pense que basta passar um paninho ou esfregar com jornal e está feito o trabalho. Mas a verdade é que os vidros são quase sempre delicados. Sem falar que alguns podem ser texturizados, tornando a sua limpeza ainda mais complicada.

Utilizando um rodo com dois lados, abuse da água com vinagre ou do álcool. As duas substâncias são eficientes na remoção de manchas sem estragar o vidro ou deixá-lo com aspecto melecado. Não precisa inventar comprando produtos que garantem mil e uma utilidades. Isso não funciona.

Tais dicas são valiosas para todos, mas especialmente para os millenials, jovens de 25 a 30 anos, que estão deixando a casa dos pais em busca do próprio lar. A maioria deles vive de aluguel e têm pouca intimidade com as tarefas diárias, que envolvem limpeza, organização e manutenção da nova residência.

Uma pesquisa do portal de classificados de imóveis Zap mostrou que, entre os millennials brasileiros, nascidos entre 1985 e 2000, 62% dos solteiros querem morar sozinhos ou, no máximo, com uma pessoa.

Para a educadora financeira Cássia D’Aquino, é preciso ter responsabilidade ao viver sozinho. “Morar sozinho não é fazer tudo o que se quer, é ser responsável por tudo o que se faz”, disse à revista Exame.

Se você não sabe cozinhar ou lavar roupa, por exemplo, é melhor aprender antes que esses afazeres domésticos virem um problema não só na sua rotina, mas também na conta bancária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo