Toyota Etios sedã terá GNV de fábrica com foco em motoristas de Uber, 99 e taxistas

Na contramão dos carros híbridos, Toyota oferece sedã compacto com Kit GNV como opcional sem perder a garantia do veículo

Toyota Etios Sedã oferece kit GNV como opcional por R$ 5.360 (Foto: Divulgação)

Toyota Etios Sedã oferece kit GNV como opcional por R$ 5.360 (Foto: Divulgação)

Para quem pensa em reduzir o gasto com combustível (e roda bastante a cada mês), uma opção comum é o kit GNV no veículo. Porém, para manter a garantia, é necessário que a preparação para receber o sistema seja feita pela fábrica ou oficinas autorizadas.

Junto ao velho conhecido GNV, Fiat Grand Siena, agora o Toyota Etios Sedã também oferece a instalação como opcional. Mas com um adicional de R$ 4.670 a mais que o modelo italiano.

A Toyota, em parceria com a empresa italiana Landirenzo, oferece duas opções de entrega do modelo equipado. Na primeira, o cliente pode retirar o veículo na concessionária e levá-lo até uma das oficinas autorizadas da Landirenzo definida pela concessionária para a instalação do kit, em até 30 dias após a compra ou quando marcar 5.000 km rodados.

Na segunda opção, o proprietário pode ter a praticidade de retirar o veículo já provido do kit. O preço sugerido do opcional pela montadora é de R$ 5.360, mas a Toyota afirma que o preço pode variar de oficina para oficina.

Apesar de ser econômico, o kit GNV toma espaço no porta-malas e rouba potência (Foto: Divulgação)

Apesar de ser econômico, o kit GNV toma espaço no porta-malas e rouba potência (Foto: Divulgação)

O kit da Landirenzo apresenta injetores, suportes de cilindro, chave comutadora, dois cilindros de 7,5 m³, central eletrônica, manômetro, sensor de temperatura de água, redutor de pressão, válvula de abastecimento, filtro de gás e sensor de GNV. Assim como a preparação do Fiat Grand Siena, a preparação do Kit GNV não compromete a garantia original do veículo, de 3 anos ou 100.000 km.

A Toyota realizou ajustes no veículo para que a instalação não modificasse a performance do Etios. São eles: calibração do módulo de injeção; desenvolvimento de suportes dos componentes (cilindro, central eletrônica, flauta e válvula de abastecimento/filtro) específicos que garantem resistência e durabilidade; revisão no layout das mangueiras; e tubulação e chicotes do sistema GNV, eliminando interferências e riscos de incêndio, adicionando também proteção para os casos de interferência inevitável.

Em um primeiro momento, a conjunto GNV só será ofertado em São Paulo e Rio de Janeiro. Em março de 2020, o projeto se estenderá para as concessionárias da região Nordeste e Sul e, a partir de junho do ano que vem, estará distribuída por todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo