LOA SONHOS!

Estradas brasileiras – Foto: Arquivo Pessoal

I’ve lived a life that’s full

I traveled each and every highway

And more, much more than this

I did it my way

Eu tenho vivido uma vida completa

Viajei por cada e todas as rodovias

E mais, muito mais que isso

Eu o fiz do meu jeito

Para aqueles que me consideram um escritor, eu agradeço…sou mais poeta. Todavia adianto que os escritores não me querem na classe deles.  Sou, sinceramente: um contador de histórias, posto que, quando escrevo meu verbo não se aninha em concordar com o sujeito. Vivo trocando o advérbio de dúvida pelo da esperança, gosto de unir o injuntável e amalgamá-los com as frases que eu mesmo crio, e por isto o título “Loa Sonhos” – Loa é o discurso elogioso em que se enaltece o mérito de alguém, de algum feito, ou de algo; e sonho é justamente o que o autor do livro “Girobrasil Duas Rodas” buscou transmutar em realidade. E isto me fez lembrar Mário Quintana quando dizia – “Se as coisas são inatingíveis…ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas”.

Encontrei com seu autor, essa semana, em seu gabinete, ele doutorando esbanjando gentileza e educação; e eu carregando nos bolsos apenas palavras, chegamos à conclusão que nossas vidas fluem melhor se a entendermos como sinônimo de entrega aonde transitam opostos complementares e desta feita, independente do tempo que voa, ficam gravadas as lembranças, enquanto nosso olhar parte em busca das cenas dos tempos vividos. E quem vai folheando o Giro Brasil Duas Rodas vai percebendo justamente a certeza da incerteza e que a sabedoria justamente nasce na dúvida. E neste ponto reside o ensinamento de Eduardo Romero: “Não podemos deixar que as pessoas aproveitem-se de nossas dúvidas e incertezas guardadas, sob pena de ver rescindidos nossos sonhos” – assevera.

O autor na estrada – Foto: Arquivo Pessoal

São 160 páginas de histórias vividas de uma viagem feita em duas etapas, durante oito meses, por mais de 20 estados do Brasil e 33 mil quilômetros, aonde se misturaram poeira, terra, anônimos acolhimento, saudades, paisagens e muita história pra contar de uma viagem sem roteiros, mas uma certeza indelével: “Deus está Comigo”  O livro  transporta-nos a um mundo mágico, puro e nostálgico, mas que por incrível que pareça é real. É o nosso Brasil, o país que amamos, dono da terra que cai o nosso suor, e que se o quisermos diferente, nós é que temos de arregaçar as mangas e começar … no quintal de casa.

Por isto, sua leitura é envolvente e carregada de humanidade e de tudo que cada um de nós sente em seu cotidiano. E além de toda esta carga emocional dentro das páginas, parte da renda obtida de sua comercialização é destinada ao atendimento social nas comunidades carentes: o Projeto Escola de Mães (que desperta cidadania nas mulheres e apoio de como manter a disciplina com os filhos). Resta-nos dizer que da época da aventura, há uma década, o próprio autor sentiu mudanças no Brasil e nele mesmo, com o fenecimento da mãe e depois do pai e por este e tantos motivos quem lê o livro é impulsionado a comentar, e sugerir sua leitura e foi o que fiz, pois uma das garantias de aprendizado neste livro foi justamente, como manter a “compostura” diante das adversidades.

*Articulista, que completará no mês de agosto 1300 artigos publicados, entre contos, crônicas e poesias.

**Da redação: esse é a publicação 1297, em 25 anos de carreira.

***Música Incidental em homenagem a Elvis Presley falecido a 16 de agosto de 1977 em Memphis,Tenesse (EUA) – My Way – Compositor: Paul Anka / Jacques Reveaux / Claude François.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo