Terremoto de 5,7 graus atinge a Indonésia e danifica prédios

Um forte terremoto de magnitude de 5,7 graus na Escala Richter atingiu nesta terça-feira (16) a Ilha de Bali, na Região Central da Indonésia, causando danos e vítimas. Ainda não há informações sobre tsunamis, mas por precaução as autoridades determinaram a retiradas de todos da orla marítima.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, vários edifícios e prédios foram danificados, tendo as pessoas entrado em pânico e saído correndo das edificações.

Terremoto atinge a Indonésia e provoca sérios danos da infraestrutura do arquipélago. Um Soldado observa os danos provocados por tremor de terra em um templo hindu em Denpasar, na ilha de Bali. — Foto: Nyoman Budhiana / Antara Foto / via Reutres

Há relatos de que duas pessoas teriam ficado feridas e que elas foram socorridas e levadas a um hospital da cidade. Após a ocorrência do terremoto, tremores secundários foram sentidos na região, mas eles não causaram danos e/ou vítimas.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia informou que as equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas. A prioridade é socorrer os feridos e restabelecer os serviços essenciais, como o fornecimento de água e energia elétrica.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) localizou o tremor a uma profundidade de 91 km e a uma distância de 82 km da cidade de Denpasar, capital de Bali.

Uma escola em Jimbaran, na Indonésia, ficou seriamente danificada pelo terremoto desta terça-feira (16) — Foto: Sonny Tumbelaka / AFP

As autoridades locais ainda não emitiram alerta de tsunami, mas decidiram retirar alguns moradores do litoral. A Agência de Climatologia, Meteorologia e Geofísica da Indonésia mediu inicialmente a magnitude do tremor e 6 graus, mas a diminuiu para 5,8 graus na Escala Richter.

Testemunhas disseram que o terremoto danificou escolas, templos religiosos, prédios e edifícios, hotéis e estabelecimentos comerciais, além de dezenas de casas.

Imagens das emissoras de TV mostram uma mesquita na cidade de Banyuwangi com o teto e coberturas parcialmente destruídas. Moradores informaram que houve danos em telhados das residências e que as paredes apresentaram rachaduras consideráveis.

Parede de uma escola rachada após tremor em Bali, na Indonésia — Foto: Johannes P. Christo / Reuters

Na cidade de Kuta, onde fica localizado o Aeroporto Internacional de Bali, duas escolas e um escritório governamental foram atingidos, ficando parcialmente danificados.

A Indonésia é um arquipélago formado por várias ilhas e fica localizada no chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma região com forte atividade sísmica. A maioria dos tremores, no entanto, são de baixa intensidade e não costumam causar danos.

Em 2018, no entanto, um forte terremoto de magnitude de 7,5 graus na Escala Richter atingiu Palu, nas Ilhas Célebres, causando a morte de 2.200 pessoas e deixando milhares de outras desaparecidas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo