Terremoto atinge o Peru e deixa 1 morto e 11 feridos

O tremor foi de 8 graus na Escala Richter e causou danos a infraestrutura do país.

Um forte terremoto de magnitude de 8 graus na Escala Richter atingiu na madrugada deste domingo (26), por volta das 02h41min (horário local), a Região de Loreto, no Peru, causando a morte de uma pessoa e deixando outras 11 feridas. O tremor foi sentido no Estado do Acre, no Brasil, mas sem deixar vítimas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas.

Foto: Xinhua/Mariana Bazo

A Defesa Civil do Peru contabilizou 1 morto, 11 feridos 51 famílias desabrigadas, 53 casas destruídas e 5 colégios danificados. A vítima fatal é um homem de 48 anos, identificado como sendo Danilo Muñoz, que estava dormindo no momento do terremoto.

Testemunhas disseram que a vítima fatal estava dormindo, quando sua casa desabou, matando-o. O corpo dele foi resgatado e levado para o necrotério de um hospital.

O coordenador da Defesa Civil da Região de Cajamarca, Ricardo Seijas, disse em entrevista à Rádio RPP, que Danilo Muñoz morreu em decorrência de uma imensa pedra que caiu sobre sua casa, que foi totalmente destruída.

Fomos informados da morte de uma pessoa pela queda de uma rocha em sua casa no Distrito de Huarango, na Região de Cajamarca”, disse Ricardo Seijas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o terremoto foi de magnitude de 8 graus na Escala Richter, a 70 km a Sudeste de Lagunas, no Norte do país, e a uma profundidade de 141 km.

Lagunas é um distrito da província do Alto Amazonas, e fica localizada na Região de Loreto, próximo à fronteira com o Brasil. Sua população é de 12 mil habitantes.

Além do Brasil, o abalo sísmico também foi sentido na Colômbia, Equador e Venezuela. Ainda não há informações sobre vítimas e/ou danos nesses países. No lado brasileiro, não há registro de vítimas e/ou danos.

Há relatos de que várias casas desmoronaram nas províncias de Loreto, La Libertad, Tumbes, Piura, Lambayeque, San Martin e Cajamarca. Na capital Lima, vários prédios balançaram, mas não há informações sobre danos e/ou vítimas.

Testemunhas disseram que o tremor durou cerca de 127 segundos, tempo suficiente para deixar a população em pânico. Muitos moradores deixaram suas casas e permaneceram nas ruas, apesar da chuva.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo