Renault cria Pod elétrico autônomo para duas pessoas baseado no Twizy

Criado para percorrer distâncias curtas, conceito cabe em qualquer lugar e pode ser usado futuramente para entregas ou transporte de passageiros

Renault EZ-Pod foi feito para duas pessoas (Foto: Divulgação)

Renault EZ-Pod foi feito para duas pessoas (Foto: Divulgação)

No episódio número um de Star Wars, lançado em 1999, George Lucas presenteou os amantes de velocidade com uma corrida de Pods elétricos voadores, que disputavam (numa galáxia muito distante) corridas mortais. Exatos 20 anos depois daquela piração, a Renault apresenta o conceito EZ-Pod, um elétrico autônomo baseado no Twizy.

Conceito é elétrico e autônomo (Foto: Divulgação)

Conceito é elétrico e autônomo (Foto: Divulgação)

Mas esse Pod não foi projetado para batalhas em alta velocidade, pelo contrário. Segundo a marca, o EZ-Pod é ideal para transportar pessoas e objetos em curtas distâncias (cerca de três quarteirões). Com o desafio de usar o chassi do Twizy, os engenheiros e designers criaram um veículo que dispensa cockpit, volante, pedais e substitui tudo isso pela tecnologia autônoma, proporcionando um espaço surpreendente para dois passageiros.

O desenho alto e esguio amplia o espaço interno e facilita a mobilidade nas ruas, já que o carrinho pode ser estacionado em qualquer vaga. Isso só foi possível graças ao pacote de bateria, suficiente para pequenos percursos urbanos – a marca não divulgou a autonomia.

EZ-Pod foi projetado para percorrer distâncias curtas na cidade (Foto: Divulgação)

EZ-Pod foi projetado para percorrer distâncias curtas na cidade (Foto: Divulgação)

Apesar de ser projetado para o transporte de pessoas, a Renault não descarta a possibilidade de criar uma versão para entrega de produtos (comida, encomendas, etc.).

A versão para passageiros tem uma “porta” avantajada para facilitar o acesso, e há apenas um vidro para proteger os ocupantes do vento e chuva, assim como no Twizy.

O interior conta com disposição diferente de bancos, na qual a dupla à bordo fica frente a frente. Também há duas telas com dados sobre a viagem.

Na dianteira, o EZ-Pod possui radar e câmera para verificar o que vem à frente, e atrás há sensores para detectar movimentos de outros carros, pedestres, animais e objetos. O conceito usa duas antenas e GPS para conectividade e localização em tempo real.

"Porta" tem grande abertura para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros (Foto: Divulgação)

“Porta” tem grande abertura para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros (Foto: Divulgação)

A Renault afirma que o modelo pode ser usado para diversas situações, como o transporte de passageiros em aeroportos, estacionamentos e shoppings. Pessoas com mobilidade reduzida também podem se valer da novidade no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo