Programa da Fundação Arcor ganha o prêmio transformadores da RedEAmérica

Anúncio foi feito no Fórum Internacional da RedEAmérica nesta quinta-feira, 21 de março, em Salvador (BA).

O Programa de Compras Inclusivas e Responsáveis da Fundação Arcor, da Argentina, é o vencedor do Prêmio Transformadores, na Categoria Negócios e Comunidades Sustentáveis. O Prêmio é concedido pela RedEAmérica. O anúncio dos vencedores do Prêmio Transformadores, referente a 2018, foi feito no XI Fórum Internacional da RedEAmérica, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 21 de março, em Salvador (BA), sob o tema geral “A contribuição da diversidade na promoção de comunidades sustentáveis”.

Participaram do Fórum na capital baiana representantes das 80 fundações e institutos de investimento social privado que integram a RedEAmérica, em 14 países. A RedEAmérica é uma aliança hemisférica que tem a missão de qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

Equipes da Fundação Arcor e Instituto Arcor Brasil comemoram o recebimento do Prêmio (Foto Divulgação RedEAmérica)

Prêmio Transformadores – Em sua quarta edição, o Prêmio Transformadores da RedEAmérica visa destacar experiencias inovadoras, inspiradoras e relevantes na promoção de Comunidades Sustentáveis. Foram 90 iniciativas candidatas ao Prêmio de 2018, que pela primeira vez também contou com a participação de experiências de organizações e empresas que não são membros da RedEAmérica.

“É um orgulho enorme ter recebido este Prêmio das mãos de uma organização de tanto prestígio como a RedEAmérica. Só podemos agradecer a todos que contribuíram para nossa apresentação e por todo o trabalho acumulado nos últimos anos”, afirma Santos Lio, gerente geral da Fundação Arcor, lembrando que o Programa de Compras Inclusivas e Sustentáveis teve início em 2005.

Responsável pela coordenação do Programa de Compras Inclusivas e Sustentáveis pela Fundação Arcor, onde é Gerente de Relações com a Comunidade, Mónica Camissasso salienta que através da iniciativa o Grupo Arcor “busca favorecer a inclusão econômica e social para aqueles empreendimentos produtivos ou de serviços com menores oportunidades de ter acesso ao mercado”.

Mónica observa que especialmente com a associação civil El Arca Produtores + Consumidores, o Grupo Arcor mantém uma relação comercial sustentável que impacta na qualidade de vida de mais de 60 mulheres empreendedoras têxteis da Província de Mendoza. Na iniciativa já foram investidos mais de US$ 3,2 milhões incluindo compras, investimento em apoio técnico e fundo para concessão de créditos.

Vencedores do Prêmio Transformadores da RedEAmérica (Foto Divulgação)

Atualmente, acrescenta Mónica Camissasso, são adquiridas anualmente cerca de 20 mil itens têxteis que compõem o vestuário dos trabalhadores das plantas industriais da empresa na Argentina. “Esperamos que este reconhecimento seja uma oportunidade para que mais empresas desenvolvam práticas que promovam a inclusão econômica e social dos setores mais empobrecidos da região”, complementa a gerente de Relações com a Comunidade da Fundação Arcor.

O júri do Prêmio Transformadores considerou que se trata de uma iniciativa integrada ao núcleo do negócio do Grupo Arcor e com contribuição direta para a comunidade. “Este prêmio é resultado do compromisso e responsabilidade da empresa com a sociedade”, comenta Thais Cassano de Castro, gestora do Instituto Arcor Brasil. O Instituto é responsável pela implementação da política de investimento social privado do Grupo Arcor no Brasil.

Vencedores do Prêmio Transformadores 2018, da RedEAmérica:

Categoria Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis –

Membros –

Experiências em primeiro lugar:

  • Empoderamento econômico e social de mulheres rurais da região do Alto Patía, sul de Cauca, como aposta na construção da paz e o desenvolvimento territorial. Fundação Alpina, Colômbia.
  • Desenvolvimento Integral Territorial, DIT, uma aposta pelo desenvolvimento local desde a construção participativa de Planos Estratégicos de Desenvolvimento. Fundação Smurfit Kappa Colômbia.

Experiências em segundo lugar:

  • Confiança que constrói Comunidades Sustentáveis. Fundação Holcim, Equador.

Não membros –

Experiência em primeiro lugar:

  • Natuchips: os plátanos do desenvolvimento. Fundação Pepsico Colômbia.

Experiências em segundo lugar:

  • Ribeira Verde, Fundação Tropigas, República Dominicana.
  • Projeto Potencializa, Fundação André e Lucia Maggi, Brasil

Categoria Negócios e Comunidades Sustentáveis –

Membros –

Experiência em primeiro lugar:

  • Programa de Compras Inclusivas e Responsáveis (CIR), Fundação Arcor, Argentina

Experiências em segundo lugar:

  • Cafeicultura sustentável “A viagem do café”, Cementos Progreso, Guatemala
  • Plataforma Crecimientos, Cemex México

Não membros –

Experiências em primeiro lugar

  • Agricultura Comunitária, Suzano Papel e Celulose, Brasil
  • Projeto de apoio à cadeia do babaçu na serra da Merouca, Votorantim Cimentos, Brasil
  • Legado das Águas – Reserva Votorantim, Reservas Votorantim LTDA, Brasil
  • Programa de Criação de Capital Social em Comunidades: ENCONJUNTO Constructora Bolívar, Constructora Bolívar, Colombia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo