Ressonância com abertura maior traz mais conforto aos pacientes

Ressonância magnética cardíaca está entre as opções de exames.

Realizar uma ressonância magnética pode ser um desafio para muitas pessoas que sentem mal-estar em permanecer em lugares apertados. Para reduzir o desconforto dos pacientes, esse procedimento vem sendo aprimorado por recursos tecnológicos. A ressonância magnética é um exame de grande importância, utilizado para detectar lesões ou anormalidades em todas as partes do corpo – como órgãos, músculos e tecidos – sem o uso de radiação, pois as imagens são geradas por meio de campo magnético

O Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Documenta, situado no primeiro andar do Hospital Cassems de Campo Grande, possui um aparelho que possui uma abertura maior que a convencional, podendo reduzir a sensação de fobia. O corpo (magneto) do equipamento também é mais compacto, o que reduz o tamanho do túnel onde o paciente é posicionado, e permite que vários exames possam ser realizados com a cabeça fora do túnel.

Equipamento de Ressonância Magnética Cardíaca no Centro de Diagnóstico Documenta – Foto: Divulgação

A tecnologia dessa ressonância permite a obtenção de imagens em alta resolução e em três dimensões, auxiliando no diagnóstico mais preciso. “O ruído é algo que pode incomodar alguns pacientes, mas temos sempre a preocupação em proteger os ouvidos com redutores sonoros”, diz o cardiologista Wellington Leitum.

Saúde do coração

Esse conforto beneficia, por exemplo, os pacientes cardíacos, já que uma possibilidade para auxiliar no diagnóstico de doenças do coração é a ressonância magnética, para analisar a viabilidade cardíaca e isquemia no mesmo exame.

“Sem dúvida, é o exame que fornece as mais nítidas imagens do interior do corpo humano e não é diferente com o coração, a importância em realizar essa avaliação cabe sempre na decisão do cardiologista solicitante e a situação a qual ele deseja excluir ou confirmar no diagnóstico do paciente”, reitera o cardiologista. Para esse tipo de exame, a cabeça do paciente adulto tende a ficar parcialmente fora do equipamento.

Dr. Leitum frisa também que “como é um exame que não se usa radiação ionizante, na cardiologia podemos fazer em qualquer idade, avaliando sempre o benefício que o exame trará no diagnóstico”, complementa.

 Suporte hospitalar

A gestora da Documenta, Regiane Alves, destaca ainda a comodidade do Centro de Diagnóstico estar instalado dentro de um dos hospitais mais modernos de Campo Grande. “O paciente que precisar de sedação para a realização do exame pode contar tranquilamente com o suporte hospital”, explica.

O diâmetro maior do aparelho possibilita o atendimento de pacientes obesos, permitindo que pessoas de até 200kg também tenham acesso aos importantes exames realizados pela ressonância magnética. Além disso, a sala ampla da unidade também proporciona sensação de bem-estar.
Serviço:

Telefones: 67 3323.0450 / 3323.0465

Funcionamento: de 2ª a 6ª – 7h às 19h; sábados – 7h00 às 13h00

Endereço: primeiro andar do Hospital Cassems de Campo Grande – Av. Mato Grosso, 5151 – Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo