Sicredi União MS/TO é finalista do Prêmio Somoscoop

Cooperativa é a única do MS na classificação.

O cooperativismo conecta pessoas em torno de uma única causa: o bem comum. É por isso que reconhecer publicamente as boas práticas de cooperativas com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas é fundamental para estimular a troca de experiências e intercooperação, ampliando os benefícios socioeconômicos do negócio cooperativo.

E um dos grandes exemplos de como isso é possível é o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado pelo Sistema OCB, que acaba de divulgar a lista das cooperativas finalistas desta edição. A Sicredi União MS/TO é uma das finalistas, na categoria Cooperjovem, única no Mato Grosso do Sul a se classificar.

Foto: Divulgação

O projeto finalista é a aplicação do Programa Cooperjovem na Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho, em Campo Grande, com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

A realidade do ambiente escolar refletia um grupo de famílias em situação de vulnerabilidade social. Drogas, violência e desemprego eram problemas frequentes no cotidiano da comunidade que a escola atende. E, tal contexto interferia direta e indiretamente no processo de ensino e de aprendizagem, necessitando modificar as práticas pedagógicas. Além disso, havia também um distanciamento escola/comunidade.

Foto: Divulgação

A implementação do Cooperjovem, através da metodologia do PEC (Projeto Educacional Cooperativo) trouxe à equipe escolar direcionamento no planejamento e nas práticas pedagógicas. Auxiliando na transformação do contexto escolar e nos bairros do entorno, o que fortaleceu o engajamento da comunidade por meio de ações integradoras do projeto “Horta Escolar e Expansão de Canteiros Verdes na Comunidade”. A metodologia direcionou para uma educação para a cooperação, com práticas pedagógicas cooperativas, reflexivas, consciente e criativa. Tornando uma ferramenta de construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e atitudes, através de permanente reflexão sobre a ação. Hoje, a escola tem uma equipe de professores mais cooperativos e observa-se o sentimento de pertencimento pela instituição, fortalecendo vínculos com os alunos e comunidade. Hoje, devido a sua metodologia, a escola tornou-se referência em Campo Grande e dentro do Programa Cooperjovem no Estado.

“É um grande orgulho representar o Mato Grosso do Sul nesse prêmio nacional que há 11 edições premia cooperativas com grandes iniciativas que nos inspiram, estar entre elas é uma grande conquista”, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Régis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo