No Hang Loose Surf Attack, Sophia Medina conquista título inédito, Ryan Kainalo é campeão pela 4ª vez seguida e Caio Costa é o dono da festa na etapa em Guarujá

Entre os caçulas, paranaense Anuar Chiah também garantiu o caneco geral e Kailani Renó é o novo Campeão Estadual Sub10.

O dia foi de grandes comemorações na Praia do Tombo, em Guarujá, nas finais da 3ª etapa do Hang Loose Surf Attack, o mais tradicional circuito de base do Brasil. Sophia Medina, de São Sebastião, irmã caçula do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, Gabriel Medina, garantiu o inédito e histórico título da categoria feminina, por antecipação, com o segundo lugar no evento.

Ryan Kainalo de Ubatuba, também ergueu a taça de campeão antecipado, pelo quarto ano seguido, agora com o bicampeonato na sub12, com 100% de aproveitamento. Outro título antes do fim do circuito foi na sub10, com o paranaense Anuar Chiah, mais um que venceu pela terceira vez, e o ubatubense Kailani Rennó declarado campeão estadual.

Surfista Anuar Chiah no Hang Loose Surf Attack, na Praia do Tombo – Foto: Munir El Hage

Mas, sem dúvida, a maior festa foi de Caio Costa, de São Sebastião, vitorioso e novo líder na sub14 e categoria acima, a sub16. Entre as meninas a carioca Júlia Duarte foi a vencedora e na sub18, Guilherme Villas Boas, de Ubatuba, chegou à primeira vitória, justamente em sua despedida do Campeonato. Completando a festa, a equipe de São Sebastião venceu a de Ubatuba, pela diferença de apenas 30 pontos – placar de 6.210 x 6.180.

Mesmo sem vencer, quem saiu feliz da praia foi Kian Martin, filho de brasileiro, nascido na Suécia e que desde os dois meses de idade mora na Indonésia. Ele competiu pela primeira vez no Hang Loose Surf Attack e chegou a duas decisões, sendo o segundo colocado na sub16 e na sub18.

Com sol e as ondas bem melhores, chegando a um metro, a primeira final do dia foi a dos caçulas do evento. Kailani Rennó liderou quase toda a bateria, mas no final Anuar virou com duas ondas. Nathan Hereda, do Rio de Janeiro ficou em terceiro com Eduardo Mulford, de Ubatuba, em quarto. “Estou muito feliz, esse título é importantíssimo. Os melhores do Brasil passaram por aqui”, disse o surfista de nove anos, que mora em Matinhos.

Surfista Anuar Chiah no Hang Loose Surf Attack, na Praia do Tombo – Foto: Munir El Hage

2 VITÓRIAS – Na sub16, Caio Costa mostrou a que veio, abrindo a disputa com uma nota 8 e depois ampliou a vantagem com um 6,75, sem deixar Kian Martin se aproximar. Sérgio Luan e Pedro Bianchini, ambos também competindo por São Sebastião, ficaram em terceiro e quarto lugares e ao final da etapa carregaram o companheiro de treino nos ombros para comemorar a vitória.

Já na sub14, Caio também saiu na frente, mas o catarinense Heitor Muller assumiu a ponta momentânea até o vitorioso garantir uma onda com manobras grandes e variadas, para chegar aos 8,25, igualando a maior nota do evento, de Sophia Medina, feita na sexta-feira. Gabriel Klaussner, de Ubatuba, chegou ao segundo lugar, Heitor ficou em terceiro e Lucca Cassemiro, mais um talento de São Sebastião foi o quarto.

“Um dos melhores dias da minha vida. Cheguei machucado no ombro, o Júnior (Flueti), fisioterapeuta do Instituto Gabriel Medina veio até aqui cuidar de mim, ajudou muito, porque eu não estava nem conseguindo surfar. E sair daqui vencendo duas categorias e surfando bem é incrível. É até difícil falar. Estava bem confiante, fiz baterias duras, consegui boas notas. Agora vou com tudo para cima, porque o Paulista é um grande objetivo e agradeço o suporte do Instituto, que acreditou no meu potencial”, vibrou Caio Costa, conhecido como Caveirinha, que está com 14 anos.

Surfista Ryan Kainalo no Hang Loose Surf Attack, na Praia do Tombo – Foto: Munir El Hage

Ryan Kainalo conquistou o troféu de campeão do Circuito pela quarta vez seguida. Foi bicampeão sub10 e agora novamente bi na sub12. Na final, ele liderou toda a disputa. Murillo Coura, de São Sebastião que tinha chances de barrar o título, acabou em terceiro, atrás de Guilherme Fernandes, que compete por Ubatuba, com o baiano Rayan Fadul em quarto.

Além da sub12, Ryan segue com chances de conquistar a sub14 e a sub16. “O final de semana foi irado, no último dia com altas ondas e estou muito feliz de já ser campeão da minha categoria na penúltima etapa e agora meu foco será nas outras duas, com a mesma vontade”, falou o surfista de 12 anos.

Entre as meninas, Sophia Medina vinha de duas vitórias e de grandes apresentações nessa etapa, inclusive com a maior nota. Chegou a liderar, mas Júlia Duarte, que atualmente mora em Maresias, garantiu um 7,5, que fez toda a diferença. Sophia terminou em segundo e conquistou o primeiro título feminino da história do Hang Loose Surf Attack. Letícia Peixe, também de São Sebastião, foi a terceira e Carol Jardim, de Ubatuba, a quarta.

Surfista Sophia Medina no Hang Loose Surf Attack, na Praia do Tombo – Foto: Munir El Hage

“Fiquei muito feliz, por ser o primeiro da história desse campeonato tão importante, pelo meu desempenho no campeonato, porque surfei bem e pelo meu segundo lugar, porque me garantiu o título. Estou agradecida por estar aqui”, disse Sophia, de 13 anos. “Foi a primeira vitória no Hang Loose e vai ficar marcada. O melhor é que fiz tudo o que venho treinando, consegui uma onda muito boa na final”, falou Júlia, de 15 anos.

Na última decisão, Guilherme Villas Boas abriu com 7,25 e teve seu conterrâneo Gabriel Ramos chegando perto, ao igualar a maior nota do final de semana, 8,25. Kian Martin também fez um 7,25, mas não foi suficiente para chegar ao primeiro lugar. Gabriel ficou em terceiro e Daniel Adisaka, competindo por São Sebastião, foi o quarto. Nessa categoria, o catarinense Uriel Sposaro, barrado na semfinal, manteve a liderança do ranking, com Adisaka em sua cola.

Surfista Guilherme Villas Boas no Hang Loose Surf Attack, na Praia do Tombo – Foto: Munir El Hage

O vencedor comemorou a sua primeira vitória no Hang Loose e também a última, uma vez que está com 18 anos e não participará da etapa final, porque já seguirá a carreira profissional, competindo no QS na Bahia. “Treinei muito para isso, encaixei uma prancha muito boa e, graças a Deus, foi tudo certo. Quero agradecer a força de todo mundo de Ubatuba, o meu técnico (Everton Silva) que veio até aqui, fez o moicano junto comigo e deu força para a gente ganhar a etapa”, festejou o atleta, citando a moda lançada na etapa pelos atletas de Ubatuba, o corte moicano.

Fora do mar, além das comemorações dos vencedores, a etapa teve como destaque as várias atividades de lazer e diversão comandadas por Julio Ozório, o Brô, com ping pong, gincanas, brincadeiras como cabo-de-guerra e telefone sem fio, ações voltadas ao meio ambiente, além da pintura de pranchas com o artista plástico Jefinho. A 4ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack foi antecipada em uma semana e está confirmada para os dias 19, 20 e 21 de outubro, na Praia de Maresias, em São Sebastião.

O Hang Loose Surf Attack 2018 tem os patrocínios de Overboard Action Sports Store, Surf Trip, Super Tubes, Hot Water, Kyw e Sthill, com copatrocínios de Rhyno Foam e CT Wax. Apoios da Prefeitura de Guarujá, Associação de Surf de Guarujá (ASG), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com divulgação de Waves e FMA Notícias. Organização da Federação Paulista de Surf.

Hang Loose Surf Attack, na Praia do Tombo – Foto: Munir El Hage

RESULTADOS DA 3ª ETAPA

SUB18

1 Guilherme Villas Boas – Ubatuba

2 Kian Martin – Indonésia

3 Gabriel Ramos – Ubatuba

4 Daniel Adisaka – São Sebastião

SUB16

1 Caio Costa – São Sebastião

2 Kian Martin – Indonésia

3 Sérgio Luan – São Sebastião

4 Pedro Bianchini – São Sebastião

SUB14

1 Caio Costa – São Sebastião

2 Gabriel Klaussner – Ubatuba

3 Heitor Mueller – SC

4 Lucca Cassemiro – São Sebastião

FEMININA SUB16

1 Julia Duarte – RJ

2 Sophia Medina – São Sebastião

3 Letícia Peixe – São Sebastião

4 Carol Jardim – Ubatuba

SUB12

1 Ryan Kainalo – Ubatuba

2 Guilherme Fernandes – Ubatuba

3 Murillo Coura – São Sebastião

4 Rayan Fadul – BA

SUB10

1 Anuar Chiah – PR

2 Kailani Rennó – Ubatuba

3 Nathan Hereda – RJ

4 Eduardo Mulford – Ubatuba

CIDADES

1 São Sebastião

2 Ubatuba

3 Guarujá

4 Santos

RANKING APÓS 3 ETAPAS

SUB18

1 Uriel Sposaro – SC – 2.366

2 Daniel Adisaka – São Sebastião – 2.260

3 Guilherme Villas Boas – Ubatuba – 1.611

4 Gabriel Ramos – Ubatuba – 1.515

SUB16

1 Caio Costa – São Sebastião – 2.330

2 Ryan Kainalo – Ubatuba – 2.087

3 Eduardo Motta – Guarujá – 1.729

4 Daniel Adisaka – São Sebastião – 1.651

SUB14

1 Caio Costa – São Sebastião – 2.531

2 Gabriel Klaussner – Ubatuba – 2.212

3 Heitor Muller – SC – 1.992

4 Fabrício Rocha – RN – 1.989

FEMININA SUB16

1 Sophia Medina – São Sebastião – 2.900 – CAMPEÃ POR ANTECIPAÇÃO

2 Nairê Marquez – Ubatuba – 1.997

3 Júlia Duarte – RJ – 1.810

4 Pamella Mel – SC – 1.800

SUB12

1 Ryan Kainalo – Ubatuba – 3.000 – CAMPEÃO POR ANTECIPAÇÃO

2 Murillo Coura – São Sebastião – 2.610

3 Guilherme Fernandes – Ubatuba – 2.140

4 Takeshi Oyama – SC – 1.843

SUB10

1 Anuar Chiah – PR – 3.000 – CAMPEÃO DO CIRCUITO POR ANTECIPAÇÃO

2 Kailani Rennó – Ubatuba – 2.610 – CAMPEÃO ESTADUAL POR ANTECIPAÇÃO

3 Pedro Henrique – 1.986

4 John Muller – Guarujá – 1.843

CIDADES

1 São Sebastião – 2.900

2 Ubatuba – 2.800

3 Guarujá – 2.430

4 Praia Grande – 2.041

*Na categoria sub10, como o campeão é de outro estado, o melhor paulista é declarado campeão estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo