Boa Compra de Usado – Chevrolet Cobalt Ltz 2013/2014

Modelo usado ainda encanta pelo espaço interno, por mais que o visual esteja datado

Cobalt pré-facelift tem estilo bem diferente do atual (Foto: Divulgação)

Cobalt pré-facelift tem estilo bem diferente do atual (Foto: Divulgação)

O Chevrolet Cobalt foi o primeiro sedã compacto realmente espaçoso do fabricante. Ele pode ser encontrado facilmente no mercado de usados e tem boa aceitação, com destaque para a baixa desvalorização. Saiba se o modelo LTZ 1.8 2013/2014 indicado é uma opção certa de compra ou não no ponto a ponto.

Custo-benefício e itens de série

Comparado ao modelo atual, o Cobalt usado dispensa alguns itens de segurança, exemplo do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas, mas tem patamar de equipamentos parecido. A grande diferença está no estilo: os faróis e lanternas verticais passaram a ser horizontais nos modelos mais novos. Ainda que não agrade na atualidade, o visual do Chevrolet está longe de ser desagradável ou muito polêmico.

Entre os itens de série, a configuração LTZ justifica o preço um pouco maior por trazer ar-condicionado manual, direção hidráulica com coluna ajustável em altura, trio elétrico, rodas de liga-leve, rádio com entrada USB e Bluetooth e controle de cruzeiro. A central MyLink passou a ser vir na linha 2014 do Cobalt. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas e apps, o multimídia podia ser conjugado opcionalmente ao sistema de câmera de ré (acessório).

Lanternas e faróis verticais são a principal diferença em relação ao Cobalt 0km (Foto: Divulgação)

Lanternas e faróis verticais são a principal diferença em relação ao Cobalt 0km (Foto: Divulgação)

O espaço interno é o principal atrativo, poucos sedãs da classe tem o mesmo nível de comodidade. O Cobalt tem dimensões de carro médio, são 4,47 metros de comprimento e 2,62 metros de distância entre-eixos, o que o habilita a levar quatro adultos confortavelmente e um eventual quinto elemento sem tanto desconforto. Já o porta-malas é cavernoso, nada menos do que 563 litros (dado oficial da General Motors).

Desempenho e consumo

A versão indicada neste Usado boa compra já vem com o motor 1.8 aspirado. Em comparação ao 1.4, o propulsor maior é bem mais esperto no dia a dia. A força maior ajuda em todas as situações, especialmente com o carro carregado. O quatro cilindros não encanta tanto pela potência pura, são apenas 108/106 cv, mas pelo torque de 17,1/16,4 kgfm de torque a baixas 3.200 rpm. O casamento com o câmbio automático de seis marchas é agradável.

O conjunto leva o sedã de zero a 100 km/h em 12,3 segundos, um número tímido próximo dos 10,3 segundos exigidos pelo Cobalt pós-facelift, que conta com mudanças no motor e câmbio. Não chega a ser tão esperto como o rival Hyundai HB20 S, capaz de fazer o mesmo em 10,9 segundos graças ao motor mais esperto, a despeito do fato do carro 2014 contar ainda com a antiga transmissão automática de quatro marchas.

Painel tem conta-giros e velocímetro integrados e MyLink a partir da linha 2014 (Foto: Divulgação)

Painel tem conta-giros e velocímetro integrados e MyLink a partir da linha 2014 (Foto: Divulgação)

A retomada de 60 a 100 km/h agrada um pouco mais e pode ser despachada em 7,6 segundos. Por sua vez, as frenagens são bem curtas. O Chevrolet percorreu apenas 25,3 metros para estancar vindo a 80 km/h.

Na hora do posto de combustível, o Cobalt não fará você passar por apertos. Nos testes, os três volumes marcaram 8,2 km/l de etanol na cidade e bons 10,6 km/l na estrada.

O Chevrolet agrada em pontos como a maciez do volante nas manobras, mérito da calibração da assistência hidráulica. O conforto de rodagem é decente, as imperfeições do piso não são repassadas com intensidade para a cabine ao rodar sobre pisos detonados. Apenas o nível de acabamento e de ergonomia poderiam ser melhores. O volante ajusta apenas em altura e não há a aplicação de muitos plásticos agradáveis ao toque .

Seguro, peças e desvalorização

O Cobalt LTZ tem seguro relativamente proporcional. Na média das seguradoras pesquisadas, a apólice ficou em R$ 2.644. A desvalorização ficou em baixos 8,5% ao ano na apuração com a Fipe. Uma pena que a cesta de peças não foi informada pela Chevrolet.

Perfil do seguro: cotações foram feitas pela Limiar Seguros (11 2506-9242) com base no perfil de um homem de 40 anos, casado, morador da zona Sul de SP, sem bônus e c/ franquia reduzida.

Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro do ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor (elemento), jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.

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