Inundações deixam cerca de 325 mortos e 200 mil desabrigados na Índia

Inundações na Índia deixam cerca de 325 mortos e 200 mil desabrigados – Foto: WhatsApp

As fortes tempestades que desde o início desta semana atingem a Índia já causaram a morte de pelo menos 325 pessoas e deixaram outras 200 mil desabrigadas, em decorrência das inundações que atingem uma vasta região do país. Vilarejos estão submersos e algumas cidades isoladas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o balanço divulgado hoje das vítimas fatais reúne mortos no Estado de Kerala, que estava isolado. As autoridades indianas já consideram essa como sendo a pior inundação do século.

Em uma semana de inundações no Estado de Kerala, um dos pontos turísticos do país, e um dos mais visitados por estrangeiros, o número de mortes subiu para 324 vítimas. Os desabrigados estão sendo levados para abrigos públicos e/ou acampamentos improvisados.

O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, disse em entrevista coletiva que seu estado “está enfrentando as piores inundações em um século, com a perda de 324 vidas”.

Moradores caminham nas águas durante inundação na cidade de Thrissur, em Kerala, no Sul da Índia – Foto: AP

As autoridades indianas já decretaram estado de calamidade em todo o país e descreveram a situação como sendo de “extrema gravidade”. Elas avaliam a possibilidade de pedir ajuda externa.

Muitas as vítimas fatais perderam a vida em decorrência dos deslizamentos de terra, os quais arrastaram suas casas e, consequentemente, todos que estavam dentro dos imóveis.

Equipes de Emergência, policiais, bombeiros, soldados do Exército e voluntários estão ajudando no resgate das vítimas. Ao toco, 30 helicópteros do Exército e 320 embarcações da Marinha participam das operações de busca e salvamento.

Militares da Marinha ajudam no resgate das vítimas em uma área inundada em Kerala, no Sul da Índia – Foto: Sivaram V/Reuters

Milhares de pessoas permanecem ‘ilhadas’, sem poderem deixar as áreas atingidas. Muitas estão sendo resgatadas de helicópteros, devido às fortes correntezas dos rios, que continuam subindo e transbordando.

Os governos locais estão pedindo aos moradores que deixem suas casas e procurem lugares mais altos, para sem resgatados de helicópteros. Áreas de risco devem ser evitadas.

A previsão para as próximas horas é de tempo instável em todo o país, como possibilidade de chuvas intensas, principalmente nas regiões de Kerala, Kasargod e Vijayan.

Vista área mostra casas submersas em Kerala, no Sul da Índia – Foto: Sivaram V/Reuters

O Estado de Kerala é famoso por suas praias paradisíacas e as chuvas de monções nesta época do ano costumam ser bastante intensas, mas as precipitações deste ano ultrapassaram as expectativas dos meteorologistas e especialistas.

No ano passado, cerca de 1 milhão de turistas visitaram Kerala nesta época do ano, sem ter havido qualquer tipo de incidente.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo