Hyundai registra o novo Veloster no Brasil

Modelo ainda não tem comercialização confirmada, mas já teve o desenho registrado por aqui

Novo Hyundai Veloster (Foto: Divulgação)

Novo Hyundai Veloster (Foto: Divulgação)

A Hyundai registrou o desenho do novo Veloster no Brasil. A imagem foi publicada pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) na mesma edição em que saiu o Volkswagen Tarek. Após procurarmos a assessoria de imprensa do representante, ouvimos que modelo de segunda geração ainda não teve planos de importação confirmados para o nosso mercado, mas não tivemos uma resposta final até o momento da publicação.

Talvez tenhamos que esperar para saber como ficará a parceria entre Hyundai CAOA e a matriz sul-coreana, a responsável pelo registro do Veloster no INPI — nem sempre o registro implica em confirmação de vendas no país. Ainda há a questão da diminuição do mercado de hatches médios no país, o que levou a Hyundai CAOA a deixar de trazer o i30. Como é um carro de imagem e de nicho, talvez o Veloster fosse trazido mesmo assim. Seria uma chance desfazer a impressão de desempenho contido do antecessor, que gerou até processo jurídico após a descoberta que o motor rendia menos do que o anunciado pelo fabricante.

É a oportunidade do Veloster voltar com uma motorização mais esportiva do que o 1.6 16V de 128 cv do original, que nunca rendeu os 140 cv anunciados e acabou sendo descontinuado após uma alta procura inicial. Há uma opção de motor 1.6 turbo de 203 cv e câmbio manual de seis velocidades ou automático de dupla embreagem e sete marchas, conjunto que quase foi aplicado no carro trazido para o Brasil, mas os planos não se concretizaram. A configuração mais forte é capaz de levar o Hyundai de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos e foi justamente esta a versão registrada no INPI (imagem abaixo).

Hyundai Veloster teve desenho registrado no INPI (Foto: Reprodução)

Hyundai Veloster teve desenho registrado no INPI (Foto: Reprodução)

Mas aqueles que desejam apenas o estilo do hatch/cupê de três portas e não fazem tanta questão de desempenho podem optar pelo 2.0 aspirado de 149 cv, com câmbio manual ou automático de seis marchas.

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