Evento em Brasília debate mobilidade sobre trilhos e reúne os Presidenciáveis

No dia 18 de julho, Brasília sediou o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, evento com o objetivo de debater e apresentar propostas para o transporte sobre trilhos, sistemas que transportam diariamente 10 milhões de passageiros e empregam mais de 40 mil pessoas em todo o País. O Fórum, que contou com cerca de 450 participantes, reuniu especialistas, presidentes de operadoras, formadores de opinião, representantes de entidades e os presidenciáveis Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Levy Fidelix, além de Marina Silva, por meio da exibição de um vídeo.

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, foi realizado, em Brasília, no último dia 18 de julho, e além de debater o panorama atual do transporte de passageiros sobre Trilhos no país, que transportam diariamente 10 milhões de passageiros e empregam mais de 40 mil pessoas, apresentou propostas e ações para a ampliação dos sistemas. O Fórum, que contou com cerca de 450 participantes, reuniu especialistas, presidentes de operadoras, formadores de opinião, representantes de entidades nacionais e internacionais e os Presidenciáveis: Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Levy Fidelix, além de Marina Silva, por meio da exibição de um vídeo durante o evento. O painel destinado aos governadores estaduais contou com as participações do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa; do Secretário de Estado do Governo de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, representando o Governador de São Paulo; e do Secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira.

Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos – Crédito: Divulgação

A ANPTrilhos convidou todos os pré-candidatos com confirmação de pré-candidatura que tiveram percentual de voto de até 1% na pesquisa Ibope, do dia 28 de junho de 2018, para participar do Fórum de Mobilidade. Os pré-candidatos que participaram do evento fizeram os seus pronunciamentos e, em seguida, responderam às perguntas elaboradas por representantes do setor metroferroviário.

Durante o evento, a ANPTrilhos lançou o documento de propostas aos candidatos à Presidência da República, que tem foco na ampliação e modernização deste segmento fundamental para a mobilidade da população brasileira. O documento é direcionado aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais e tem como objetivo apresentar as propostas do setor metroferroviário, que transporta 10 milhões de pessoas por dia em todo o País.

O documento “Eleições 2018 – Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional” é composto por quatro propostas aos candidatos, apresentando o cenário e as soluções a serem adotadas:

  1. Aumentar a eficiência da rede de transporte público e reduzir o custeio governamental;
  2. Promover o financiamento sustentável do transporte público;
  3. Priorizar investimentos públicos em sistemas estruturantes de transporte de alta capacidade; e
  4. Incentivar o transporte sustentável e limpo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

“O Brasil tem 1.064 km de rede de transporte de passageiros sobre trilhos e um banco de projetos de mais de 540 km de linhas aguardando contratação. Estamos em período eleitoral e é o momento para promover o debate sobre a mobilidade de nossas cidades e as necessidades de atendimento à população, no que diz respeito aos seus deslocamentos. O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos foi uma oportunidade ímpar para apresentamos as propostas do setor metroferroviário aos futuros governantes e, assim, garantirmos a inserção da mobilidade adequada nos programas de Estado”, explica Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos.

Segundo o Presidente da ANPTrilhos, para ampliar a participação dos sistemas sobre trilhos no país será necessário aumentar a oferta, implantar a integração física e tarifária com os demais modos de transporte e adotar políticas públicas com foco na melhoria da qualidade do transporte público, o que inclui a implementação de novas fontes de financiamento. “Nós defendemos uma rede ampla e integrada entre os diferentes modais, o que efetivamente resultará na ampliação da mobilidade nas médias e grandes cidades brasileiras no curto prazo. O documento Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional, que entregamos aos presidenciáveis e governos estaduais, apresenta as medidas relacionadas à mobilidade urbana que o país precisa adotar com urgência para diminuir o déficit”, comenta o executivo.

O documento “Eleições 2018 – Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional”, que pode ser acessado por meio do link: bit.ly/2JZlYhD, também apresenta estudos como, por exemplo, a pesquisa sobre mobilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde foram ouvidas 2.786 pessoas e que indicou as preferências dos brasileiros sobre o transporte urbano, destacando as características: rapidez, disponibilidade e menor custo. Ainda de acordo com cálculos do IPEA, tendo por base os dados de 2001, os custos dos acidentes de trânsito, com vítimas nas aglomerações urbanas, representaram 69% dos custos produzidos pelos acidentes.

Contempla ainda estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que mostra que a demanda para o transporte metroferroviário cresceu 37,4% em 5 anos. De acordo com dados da entidade, o desenvolvimento do transporte urbano nas grandes e médias cidades necessita de mais 850 km de malha de metrôs e trens de passageiros, representando um total de 80% a mais do que a atual malha brasileira, que é de 1.062 km de extensão.

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos – Crédito: Divulgação

Resumo Fórum de Mobilidade ANPTrilhos

A Programação do Fórum contemplou as palestras: O Futuro da Mobilidade, com o jornalista André Trigueiro; Déficit de Mobilidade sobre trilhos e soluções para acelerar os investimentos, com BNDES, Banco Mundial e CNT; Estruturação da mobilidade urbana e soluções para a sua integração e desenvolvimento, com UITP e Alamys; Bases para o desenvolvimento da mobilidade, com o Governador do Estado da Bahia, representante do Governo de São Paulo e o Grupo CCR.

Entre os palestrantes participantes do Fórum, destacam-se: Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos; André Trigueiro, Jornalista e Especialista em Gestão Ambiental; Bruno Batista, Diretor Executivo da CNT; Luis Valença, Presidente da CCR Metrô Bahia; Marcelo Rangel, Vice-Presidente de Ferrovias da FNP e Prefeito de Ponta Grossa (PR); Ricardo Castanheira, Vice-Presidente de Relações Institucionais do grupo CCR; Arian Bechara, Chefe do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística do BNDES; Jorge Rebelo, do Banco Mundial; Andrew Bata, Presidente da Divisão da América do Norte da UITP; Roland Zamora, Secretário Geral da ALAMYS;João Gouveia, Diretor Executivo da ANPTrilhos e Diretor de Operações da SuperVia; Harald Zwetkoff, Diretor Institucional da ANPTrilhos e Presidente da ViaQuatro; José Eduardo Copello, Diretor de Desenvolvimento da ANPTrilhos e Diretor Presidente da CTB;Washington Fajardo, Arquiteto, Urbanista e colunista do jornal O Globo; e Roberta Marchesi, Superintendente da ANPTrilhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo