Executivo do MEC fala sobre educação profissional e tecnológica no Seminário da ABiogás

Especialista vai tratar de como a instituição pode contribuir para o conhecimento do biogás no Brasil e a experiência na disseminação da ciência nas várias frentes de educação.

Marco Antônio Juliatto – Foto: Divulgação

A produção de energia por meio do biogás traz novas oportunidades para o setor, mas também demanda mão de obra especializada. Diante desse gargalo, a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) realiza o Seminário Técnico, com o debate sobre “Formação Profissional para a Nova Geração do Biogás”.

Durante o evento, a ser realizado 9 de maio, em São Paulo (SP), o Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação, vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Marco Antonio Juliatto, irá contextualizar a questão da formação profissional e tecnológica para o programa RenovaBio como um dos pilares necessários para a evolução e crescimento do setor de Biogás.

O executivo tem uma longa carreira acadêmica estudando questões relacionadas à geração, transmissão, distribuição, regulação e pesquisa na área de energia. Nesse período, ele vem participando de discussões e atuando na ampliação da oferta de cursos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética.

Por isso mesmo entende a necessidade de qualificação de mão de obra especializada no setor de biogás, ainda mais depois da importante política de biocombustíveis que o Brasil entrou para descarbonização da economia.

“O RenovaBio vem se mostrando com enorme potencial em todos os segmentos. Seja na oferta, seja nos segmentos que se vincularão a esse novo mercado, dentre eles, o da educação profissional e tecnológica”, diz.

Juliatto lembra que há no país um enorme interesse de profissionais da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta hoje por 42 Instituições Federais. No total são 650 Campi presentes em todas as mesorregiões do Brasil e em 80% das microrregiões, com mais de 1 milhão de alunos, 44 mil professores e mais de 11.200 cursos. Ou seja, um enorme potencial de disseminação desse conteúdo.

O dirigente destaca a importância do Seminário que visa reunir os principais atores do setor e com isso trazer os demais segmentos (regulação, pesquisa e ensino) para discutirem esse novo cenário que se desenha.

“Poder escutar e conhecer os relatos de boas práticas e a experiência que o segmento organizado vem desenvolvendo nos últimos anos é necessário para alinhar com as ações estratégicas que vimos desenvolvendo para alavancar o setor e provê-lo de profissionais cada vez mais preparados e aptos a gerir esse novo segmento”.

O presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, acrescenta que ao promover o evento, ABiogás está contribuindo com políticas sólidas no Brasil a fim de viabilizar ainda mais projetos no Brasil.

“Como o principal órgão indutor da política nacional de educação profissional e tecnológica, a participação da SETEC/MEC no Seminário Técnico é fundamental para impulsionar a competitividade do setor de biogás e debater a formação profissional da nova geração de profissionais que atuarão no segmento”, diz Gardemann.

Serviço

O quê: Seminário Técnico “Nova Geração do Biogás”

Quando: 9 de maio de 2018

Onde: Auditório da Av. ChedidJafet, 222 – Torre D – Vila Olímpia – São Paulo (SP)

Informações em secretaria@abiogas.org.br ou (11) 2655-1802

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo