Atentado deixa 57 mortos e 101 feridos em Cabul, capital do Afeganistão

Atentado a bomba em Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos 57 mortos e deixou cerca de 101 feridos neste domingo (22/04) – Foto: France Presse

Um atentado a bomba ocorrido na manhã deste domingo (22/04) em Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos 57 pessoas e deixou mais de 100 feridos. O Estado Islâmico (EI) já reivindicado para si a autoria do ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu por volta das 10 horas (horário de Brasília) e as 02h35min (horário local), em um Centro de Registro Eleitoral, localizado no Bairro Qala-e-Nazir, e que estava lotado.

A Agência AMAQ, ligada ao grupo terrorista, informou que o ataque foi uma forma de protesto contra as eleições que serão realizadas no país. Ainda não há data para a realização das eleições no Afeganistão.

Informações preliminares revelam que um suspeito carregando explosivos amarrados ao próprio corpo se aproximou das pessoas que esperavam na fila para se registrar em um Centro de Votação, quando acionou a bomba, explodindo-a.

Policial afegão inspeciona local onde a explosão foi registrada. – Foto: Omar Sobhani/Reuters

O Centro de Votação fica localizado em um bairro de grande população da minoria xiita hazará, que normalmente são alvos de atentados por parte do Estado Islâmico (EI).

Já o porta-voz do Grupo Talibã, Zabihullah Mujahid, informou através do Twitter que o Emirado Islâmico, como se autodenominam os talibãs, nada tem a ver com este ataque, considerado por eles como sendo inaceitável.

O processo de registro de eleitores para as eleições parlamentares no Afeganistão começou na semana passada em Cabul, e continuará sendo realizado nas próximas semanas, garantiu as autoridades locais.

A cidade de Cabul, capital do Afeganistão, foi alvo de vários atentados em 2018. Um deles, no entanto, realizado em janeiro chamou a atenção das autoridades locais e da Comunidade Internacional, por ter causado o maior número de vítimas em ataques.

Um suspeito dirigindo uma ambulância carregada com explosivos potentes se aproximou de um bairro no Centro de Cabul e a detonou, causando a morte de pelo menos 125 pessoas e deixando mais de 200 feridas.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo