Terremoto de 4,7 graus na Escala Richter atinge o Centro da Itália

Foto: Divulgação

Um terremoto de magnitude de 4,7 graus na Escala Richter atingiu nesta terça-feira (10/04) a Região Central da Itália, provocando pequenos danos. Ainda não há informações de vítimas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o tremor atingiu várias cidades, obrigando as autoridades a suspender o serviço ferroviário e a determinar o fechamento de todas as escolas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) e o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália informaram que o tremor aconteceu por volta das 05h15min (horário local), com epicentro a 2 km da cidade de Muccia, na Província de Macerata, a uma profundidade de 9 quilômetros.

As atividades sísmicas nessa região são frequentes, mas normalmente são de baixas intensidades. Os abalos também foram sentidos nas cidades de Pieve Torina e Pievebovigliana, localizadas nas províncias de Marcas e Úmbria.

Há relatos de pequenos danos em prédios e edifícios, os quais foram esvaziados. Muitos moradores permanecem nas ruas dessas cidades e devem passar a noite em barracas distribuídas pelas autoridades locais.

O prefeito de Pieve Torina, Alessandro Gentilucci, disse em entrevista coletiva, que por precaução ordenou o fechamento imediato de todas as escolas, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos.

Hoje fechamos as escolas. É preciso ver se não há danos antes de permitir a entrada das crianças“, disse o prefeito Alessandro Gentilucci.

Equipes de emergência formadas por voluntários, policiais, bombeiros e membros da Defesa Civil foram mobilizadas e já seguiram para as áreas mais afetadas pelo terremoto.

Todas as pessoas cujas casas sofreram danos terão que deixar os imóveis e seguir para abrigos públicos.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que no município de Muccia um pequeno campanário de uma Igreja Católica do século XVII, a Igreja Santa Maria di Verano, caiu sobre a calçada. Não há registro de vítimas.

O prefeito da cidade de Muccia, Mário Baroni, confirmou a informação e pediu as autoridades competentes que verifiquem se a Igreja sofreu outros danos e se há risco de desabamento.

Já o prefeito da cidade de Camerino, Gianluca Pasqui, pediu a todos os moradores que deixem suas casas e que permaneçam nas ruas. Barracas serão distribuídas aos desabrigados.

Camerino foi bastante afetada por outro terremoto em agosto de 2016 e estava se recuperando. Os cidadãos estão proibidos de entrar nas ruínas das casas e prédios do primeiro abalo sísmico.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que pequenos tremores estão ocorrendo na Região Central da Itália.

Com informações das Agências France Presse e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo