Rio Sena transborda e inunda Paris, capital da França

Homem é visto pescando no Rio Sena em Paris, capital da França, que transbordou neste sábado (27/01) – Foto: Stéphane Delfour/AFP

As fortes tempestades que nos últimos dias vem atingindo vários países da Europa fez com que o volume do Rio Sena aumentasse significativamente neste domingo (28/01) em Paris, capital da França, e obrigou as autoridades a retirar 1.500 pessoas de suas casas e a paralisar toda a atividade turística na cidade.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, todos os barcos turísticos que trafegam pelo Rio Sena estão proibidos de sair e encontram-se ancorados.

O Museu do Louvre, a Catedral de Notre-Dame, o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel foram fechados e os passeios turísticos suspensos. As aulas foram suspensas por tempo indeterminado e os estabelecimentos de entretenimento (teatro, cinema, entre outros) fechados temporariamente.

As autoridades parisienses informaram que nesta noite o nível do Rio Sena deve subir significativamente, podendo atingir os 5,95, ou seja, 4 metros acima do normal. Trata-se da maior cheia registrada até o momento.

As autoridades emitiram estado de alerta em Paris, capital da França, após o transbordamento do Rio Sena – Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Em junho de 2016, no entanto, o Rio Sena atingiu 6,10 metros, causando graves inundações em Paris. O recorde, porém, foi registrado em 1910, quando o rio atingiu 8,62 metros.

Testemunhas disseram que na manhã de hoje as águas do Rio Sena atingiram a coxa da célebre estátua de um Guerreiro Zuavo, que fica localizada na Ponte de Alma, que serve de referência para medir a cheia deste rio.

As margens do Rio Sena são normalmente frequentadas por parisienses e turistas, que costuma passear e/ou conduzir suas bicicletas. Vários restaurantes que ficam localizados nas docas, permanecem fechados.

Árvore submersa as margens do Rio Sena em Paris, capital da França – Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Na tarde de sábado (27/01), policiais franceses tiveram trabalho para resgatar duas pessoas que decidiram burlar a lei, e navegar em uma canoa pelo Rio Sena. Por pouco, a canoa não virou e ambos foram arrastados pela forte correnteza.

As autoridades lembram que a navegação no Rio Sena está proibida e alertam a todos para os riscos de infringirem as determinações.

A vice-secretária do Departamento de Segurança da Prefeitura de Paris, Colombe Brossel, disse em entrevista coletiva, que a diminuição das águas no Rio Sena deverá ser “muito, muito lenta”, e que a situação somente estará totalmente normalizada após algumas semanas.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo