Atentado a bomba deixa cerca de 90 mortos e 150 feridos em Cabul, no Afeganistão

Um atentado a bomba ocorrido na manhã deste sábado (27/01) em Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos 90 pessoas e deixou outras 150 feridas. O Talibã, grupo rebelde que não reconhece o governo afegão e que é considerado terrorista pela Comunidade Int5ernacional, assumiu a autoria do ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu com uma ambulância-bomba, que estava sendo conduzida por um insurgente do Talibã, que morreu quando os explosivos que estavam no veículo foram detonados.

Um carro bomba explodiu na manhã deste sábado (27/01) em Cabul, no Afeganistão, causando a morte de 90 pessoas e deixando mais de 100 feridas – Foto: Reuters

A explosão ocorreu em uma área ondem ficam localizados prédios públicos e representações diplomáticas (Embaixadas) de vários paises, inclusive dos Estados Unidos (EUA).

Equipes de emergência, policiais, bombeiros e membros das Forças de Segurança foram acionadas e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado e cercado. Várias ruas e avenidas próximas foram interditadas e a segurança foi reforçada na região.

O Ministério da Saúde do Afeganistão informou agora a pouco, que o número de vítimas fatais deve aumentar nas próximas horas, porque muitos feridos encontram-se em estado gravíssimo.

Autoridades afegãs já consideram o ataque de hoje o mais violento e devastador ocorrido em Cabul, que teve a segurança reforçada em vários pontos da cidade.

Ferido é socorrido e colocado em ambulância em Cabul, no Afeganistão – Foto: Mohammad Ismail/ Reuters

O diretor de comunicação do Governo Afegão, Baryalai Hilali, disse em entrevista coletiva que as autoridades policiais ainda não sabem ao certo o alvo do ataque, mas acredita-se que possa ser uma representação diplomática estrangeira.

O último balanço que temos é de 90 mortos e 151 feridos. O número de vítimas, no entanto, pode aumentar porque alguns feridos hospitalizados estão em condição crítica“, advertiu Baryalai Hilali.

Um prédio que fica localizado próximo ao Hospital Jamuriat foi seriamente afetado pela explosão, e teve que ser totalmente esvaziado, porque ameaça desabar a qualquer momento.

Já o porta-voz do Ministério do Interior Afegão, Nasrat Rahimi, disse em entrevista Agência AFP, que o suicida usou uma ambulância como arma, para passar discretamente pelos postos de controle.

O suicida usou uma ambulância para passar pelos postos de controle. No 1º controle disse que transportava um paciente para o hospital Jamuriat. No segundo posto de controle, foi identificado e detonou os explosivos“, disse Nasrat Rahimi.

Voluntário carrega criança ferida em atentado a bomba em Cabul, capital do Afeganistão – Foto: Wakil Kohsar / AFP

No bairro onde ocorreu o atentado estão vários prédios governamentais, entre eles os do Ministério do Interior Afegão, da representação da União Europeia, além de várias Embaixadas.

O prédio do Alto Conselho da Paz, responsável pelas negociações com o Talibã, também fica na região. As conversações entre as autoridades afegãs e membros do Talibã encontram-se suspensas.

No momento do ataque a área estava bastante movimentada, com vários civis trafegando pelas principais vias públicas.

O porta-voz do Hospital da ONG Italiana Emergengy disse em entrevista coletiva que cerca de 70 feridos foram levados para o estabelecimento e que o estado de saúde de todos é muito grave. Os corpos de 7 vítimas também foram levados para o mesmo hospital.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse através de uma mensagem postada no WhatsApp, que “um mártir explodiu seu carro-bomba perto do Ministério do Interior, onde estavam muitas forças policiais”.

As autoridades afegãs acreditam que o alvo dos terroristas era o prédio do Ministério do Interior Afegão.

Testemunhas disseram que a explosão foi muito forte, e que o estrondo fez quebrar vidraças de casas, prédios e estabelecimentos comerciais em vários bairros. As janelas do escritório da Agência AFP, que fica a 2 km de distância do local do atentado, tremeram, mas não quebraram.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo