Showtec 2018: Senar/MS promove dia da Horticultura e mostra inovações na atividade econômica

Fotos: Rodrigo Corrêa

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, durante a Showtec 2018, o Dia da Horticultura, uma oportunidade que produtores rurais e empresas especializadas neste ramo tiveram de trocar experiências e conhecimento durante os giros tecnológicos pelos canteiros da Vitrine Hortifrúti, uma ação da entidade juntamente com a Fundação MS com parceria da Famasul, Sindicato Rural de Maracaju e Sebrae.

O Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS mobilizou produtores atendidos pelo Programa Hortifrúti Legal dos municípios de Maracaju, Rio Brilhante, Novo Horizonte, Glória de Dourados, Angélica, Fátima do Sul e Ivinhema. Os visitantes conheceram as tecnologias de mulching – sistema que consiste em cobrir o solo com um filme plástico de espessura fina, para proteger a terra e o sistema radicular das plantas -, fertirrigação e cultivo protegido.

O coordenador da ATeG Hortifrúti Legal, Dorly Pavei, afirma que a iniciativa “serve para demonstrar aos produtores novas tecnologias além de fomentar a cadeia do hortifrúti no MS, uma vez que 80% do que é consumido aqui advém de outros estados. Mais que uma atividade secundária, a hortifruticultura pode se consolidar como fonte de renda principal de qualquer propriedade”.

Os produtores também puderam conhecer cultivares de hortaliças, as quais contam com resistência a doenças de parte aérea e solo. “A vitrine pode mostrar a importância das pesquisas na área, já que temos clima e solo favoráveis para produção local. É espetacular complementar nosso trabalho de assistência continuada ao produtor com esse intercâmbio, tirar as dúvidas e ajudá-los na profissionalização da atividade, principalmente para que eles possam alcançar o melhor preço para seus produtos”, aponta o supervisor do programa, Darlan Souza Flauzino.

Fotos: Rodrigo Corrêa

Os participantes se surpreenderam com as tecnologias apresentadas na feira. “Fiquei impressionado com os pés de alface daqui que estão muito bonitos. Pretendo implantar tudo que aprendi hoje e fazer valer meu negócio”, diz o produtor de Fátima do Sul, Deusdedith Gonçalves da Silva, que além das hortaliças folhosas, produz mandioca, urucum, cebola, quiabo, maxixe, abóbora, e desenvolve a piscicultura na propriedade.

Luiz Plizzari, de Novo Horizonte do Sul, há cinco meses é atendido pelo programa Hortifrúti Legal e aceitou o convite para participar do giro tecnológico. “No verão é mais difícil de você manter a produção, por conta do calor e das chuvas, principalmente, as folhas. Com a orientação do técnico pude optar pelo cultivo da cenoura, e encontrar um bom mercado para o alimento. A assistência foi tudo e hoje essa vitrine mostra que estou no caminho certo”, declara.

O Dia da Horticultura teve o apoio do Sebrae/MS. “Essa parceria com o Senar/MS visa fazer com que o pequeno produtor possa ter um ganho de renda e melhoria na qualidade de vida. O produtor precisa ter conhecimento, para fazer o investimento certo, e aí sim ter o lucro certo da sua propriedade. Essa ação consolida a vontade de empreender desses produtores”, explica o coordenador de projetos em agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.

Sobre o Showtec – A feira de tecnologias é considerada uma das maiores do segmento da agricultura e agropecuária do Brasil e está marcada para os dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2018. “Temos neste evento, todos os elos envolvidos no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul”, afirma o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, com patrocínio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, Agrisus e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo