Experiências virtuais com a Dassault Systèmes são o futuro sustentável de Rennes, na França

A segunda área de mais rápido crescimento da França otimiza digitalmente projetos e serviços. A solução 3DEXPERIENCity une todas as partes interessadas da cidade inteligente no ambiente de colaboração "Rennes Virtual" cujo modelo pode ser seguido Brasil. As tecnologias digitais transformam o planejamento urbano de cidades mais habitáveis e resilientes.

Foto: Divulgação

Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que a cidade de Rennes, na França, é a mais recente área metropolitana a utilizar uma abordagem digital no planejamento urbano, criando o ambiente digital 3DEXPERIENCity para otimizar futuros projetos, produtos e serviços para seus residentes. O modelo de cidade sustentável pode ser seguido por outros países do mundo, inclusive pelo Brasil.

A cidade de Rennes utilizará a 3DEXPERIENCity para desenvolver um modelo digital da cidade. Chamado de “Rennes Virtual”, o projeto abrange, por meio de modelagem sistêmica, diferentes fontes de dados em um único referencial, constantemente atualizado à medida que novos dados se tornam disponíveis. Com o modelo virtual da cidade real é possível visualizar no computador, de forma precisa e confiável, tudo o que acontece na cidade. Funcionários de Rennes, moradores, empresas, parceiros de desenvolvimento, prestadores de serviços e outros podem simular virtualmente cenários, experimentar e visualizar uma visão holística da evolução da cidade e colaborar com soluções urbanas sustentáveis que ajudem a cidade a enfrentar novos desafios urbanos.

Rennes é a capital da região da Bretanha e a segunda região metropolitana de mais rápido crescimento na França, com uma população estimada em 450 mil habitantes. Seu rápido desenvolvimento em uma aglomeração urbana, cujos domínios especializados evoluem constantemente em profundidade e complexidade, traz desafios para coordenar a renovação, o planejamento de edifícios, redes de serviços públicos, sistemas de mobilidade e outras infraestruturas.

“Rennes possui um patrimônio rico e diversificado que atrai famílias, profissionais, empresas e mais de 65 mil alunos. A cidade também exige um planejamento e tomada de decisões a longo prazo para acomodar às necessidades dos residentes atuais e futuros”, diz Emmanuel Couet, Presidente da Rennes Métropole. A solução “3DEXPERIENCity” da Dassault Systèmes nos permite envolver os principais interessados em um esforço colaborativo para impulsionar digitalmente a transformação sustentável de nossa cidade”.

“As iniciativas das cidades inteligentes oferecem o potencial de antecipar e planejar áreas urbanas mais habitáveis e resistentes, mas exigem a interpretação bem-sucedida de enormes quantidades de dados”, afirma Olivier Ribet, Vice-Presidente da Dassault Systèmes para a indústria de alta tecnologia. A solução “3DEXPERIENCity” dá vida ao planejamento e gerenciamento urbano de forma intuitiva. As partes interessadas na cidade de Rennes podem se conectar e interagir entre fronteiras sociais, econômicas, políticas e disciplinares para experimentar e entender as possibilidades e escolhas que irão melhorar a qualidade de vida em suas cidades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo