Terremoto deixa cerca de 3 mortos e 15 feridos na Indonésia

O forte terremoto de magnitude de 6,5 graus na Escala Richter que atingiu a Ilha de Java, na Indonésia, na noite desta sexta-feira (15/12) causou a morte de pelo menos três pessoas e deixou outras 15 feridas, das quais cinco em estado grave. Os números de desaparecidos e desabrigados ainda não foram divulgados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias o terremoto ocorreu a uma profundidade de 91 km, e a menos de 1 km de distância da cidade de Cipatujah. Os dados foram confirmados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), que monitora os tremores de terra em todo o mundo.

Morador de Java, na Indonésia, remove alguns destroços de sua casa, atingida por um terremoto na noite desta sexta-feira (15/12). – Foto: Adeng Bustomi/ Antara Foto / Reuters

O diretor da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse em entrevista coletiva que as vítimas fatais são duas mulheres de 34 e 80 anos e um homem de 60 anos. Os corpos destas vítimas já foram resgatados e levados a um necrotério.

O terremoto aconteceu por volta das 23h45min (horário local) e foi sentido na capital do país, Jacarta, que fica localizada a 300 km de distância do epicentro do tremor.

Moradores e motoristas disseram que o tremor foi sentido na capital, e que alguns prédios e edifícios chegaram a balançar. O abalo sísmico não causou danos e/ou vítima em Jacarta.

Java é a ilha mais densamente povoada da Indonésia e possui cerca de 250 milhões de habitantes. Vários prédios desabaram e/ou sofreram danos consideráveis.

Equipes de resgate, bombeiros, policiais e voluntários foram mobilizados para ajudar e socorrer as vítimas. A prioridade é resgatar os feridos, que estão sendo levados a hospitais distantes das regiões afetadas.

O Governo Central da Indonésia já começou a distribuir ajuda aos afetados e está recolhendo todos os desabrigados, que estão sendo levados para abrigos públicos.

Barracas, alimentos e água potável estão sendo distribuídos para os desabrigados que ainda não foram levados para os abrigos. Prédios públicos, escolas e templos religiosos estão acolhendo as vítimas.

A Indonésia fica localizada em uma área conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, com grande atividade sísmica e vulcânica. A cada ano são registrados cerca de 7 mil terremotos, sendo que a maioria é de baixa intensidade.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo