Vulcão entra em erupção na Indonésia e voos são cancelados

As nuvens de cinzas forçaram o fechamento do Aeroporto da Ilha de Lombok, na Indonésia – Foto: Sonny Tumbelaka/AFP

Um vulcão localizado em Bali, uma das ilhas da Indonésia, entrou em erupção entre a noite de sábado (25/11) e a madrugada deste domingo (26/11) provocando o fechamento de aeroportos e a evacuação de hotéis e resorts.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o vulcão fica localizado no Monte de Agung e entrou em erupção duas vezes na noite de sábado e três vezes na madrugada de domingo, fazendo com que cinzas fossem jogadas sobre hotéis, resorts e aldeias que ficam localizadas próximas da montanha.

Por precaução, as autoridades indonésias determinaram o fechamento imediato do aeroporto da Ilha de Lombok, afetando vários voos. As operações de pousos e decolagens foram suspensas e somente devem ser normalizadas na manhã de segunda-feira (27/11), por volta das 06 horas (horário local).

Alguns voos que estavam agendados para ocorrerem no Aeroporto de Lombok foram transferidos para o Aeroporto de Bali. Uma grande quantidade, no entanto, foi cancelada na noite de sábado (25/11).

Turistas e moradores locais observaram na manhã deste domingo (26/10) a atividade no vulcão – Foto: Sonny Tumbelaka/AFP

Equipes de emergência, bombeiros e policiais foram mobilizados e autoridades da Defesa Civil do país distribuíram máscaras para a população.

O governo local estipulou uma zona de exclusão nas imediações do Monte Agung, onde fica localizado o vulcão, que se estende 7,5 km ao redor da cratera. Todos estão sendo retirados de suas casas e levados para abrigos.

Autoridades locais disseram que as cinzas de até meio centímetros caíram sobre aldeias que ficam localizadas ao redor do vulcão. Soldados do Exército e policiais estão ajudando na evacuação dos moradores.

As cinzas chegaram a atingir cerca de 10 km de distância, atingindo hotéis e resorts, que não chegaram a ser fechados. Os turistas, no entanto, foram aconselhados a ficarem dentro dos respectivos apartamentos.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia e costuma a atrair cerca de 5 milhões de visitantes por ano. Já a Ilha de Lombok é pouco desenvolvida e costuma atrair cerca de 100 mil visitantes por ano.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo