Lars Grael entre os medalhistas olímpicos na Star Sailors League Finals nas Bahamas

A 40 dias da competição, mais lendas da vela confirmam presença; para Lars Grael e Samuca, regatas de dezembro em Nassau serão inéditas.

Lars e Samuca: disputa inédita (Divulgação / SSL)

São Paulo (SP) – A lista de convidados ainda está em formação e vai ganhando peso a cada nome incluído. A Star Sailors League Finals 2017, de 4 a 9 de dezembro nas Bahamas, reunirá 25 duplas e terá nível de campeonato mundial ou olimpíada, com premiação de 200 mil dólares. Entre os brasileiros, estão confirmados Lars Grael e Samuel Gonçalves, Robert Scheidt e Henry Boening (Maguila), além de Bruno Prada, que correrá com Freddy Loof (SUE), e de Torben Grael que estará ao lado de Guilherme de Almeida.

Entre os medalhistas olímpicos confirmados recentemente estão os brasileiros Robert Scheidt e Lars Grael. Scheidt tem cinco pódios, sendo dois ouros e uma prata na Laser, uma prata e um bronze na Star. Lars conquistou dois bronzes na classe Tornado nos Jogos de 1988 e de 1996. Será a primeira participação de Lars e de seu proeiro Samuca na SSL Finals. Lars é o brasileiro mais bem colocado no ranking dos timoneiros da SSL, com a quinta posição. Bruno Prada é o terceiro entre os proeiros. O Brasil ainda terá o proeiro Arthur Lopes (Tutu).

Freddy Loof, novo parceiro de Bruno Prada (Divulgação/SSL)

Lars e Samuca estão em San Remo, Itália, disputando o Campeonato Europeu de Star. Neste ano a dupla conquistou o Brasileiro, em Brasília, e foi vice-campeã mundial na Dinamarca. “A Star Sailors League sempre nos convidou, mas a agenda profissional impediu nossa participação. Neste ano será um prazer disputar um evento tão bem organizado e que projeta não apenas a classe Star, mas a vela internacional”, afirma Lars Grael.

O campeão mundial de Star em 2015 demonstra que está entusiasmado com a inédita disputa organizada pelo Nassau Yacht Club. “A presença de vários atletas do País na SSL Finals, reflete quanto os brasileiros são respeitados e admirados na vela. Será uma experiência única. Eu e Samuel faremos o melhor possível em favor da imagem da classe”, enfatiza o presidente da ISCYRA (International Star Class Yachting Racing Association), Lars Grael.

Outros medalhistas olímpicos confirmados nesta semana são europeus. O sueco Freddy Loof foi bronze em Pequim (2008) e ouro em Londres (2012), rivalizando com Scheidt e Prada, além de um bronze na classe Finn em Sydney (2000). Georgy Shaydoku será o primeiro russo na SSL Finals. Foi vice-campeão olímpico de Soling em Atlanta (1996). O britânico Paul Goodison conquistou o ouro na Laser nos Jogos de Pequim e, assim como Loof, acumula experiência na lendária America’s Cup.

Campeão olímpico Paul Goodison: (Divulgação/SSL)

Emoção ao vivo – Durante quatro dias, as 25 tripulações brigarão por dez vagas para o dia decisivo, sábado (9/12), quando serão disputadas quartas de final, semifinal e final. O primeiro colocado da fase de classificação irá direto à final, o segundo, à semifinal. Assim, os barcos posicionados entre terceiro e décimo lugares correm as quartas de final. As três regatas eliminatórias serão disputadas por oito, seis e quatro duplas sucessivamente, com a eliminação dos três últimos nas quartas e na semifinal.

A emoção da SSL Finals será transmitida ao vivo pelo site: starsailors.com, incluindo-se as participações de comentaristas especializados e convidados especiais no estúdio. Na água, câmeras de alta tecnologia e o sofisticado sistema “Virtual Eye 3D Graphics”, alternarão imagens reais da Baia de Montagu com a telemetria das regatas, apontando distância, velocidade e classificação dos barcos em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo