Terremoto no Sul do México deixa 30 mortos e 200 feridos

Um forte terremoto de magnitude de 8,1 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (08/09) o Sul do México, causando a morte de 30 pessoas – Foto: Carlos Jasso/Reuters

O forte terremoto de magnitude de 8, 1 graus na Escala Richter que atingiu o Sul do México entre a noite de quinta-feira (07/09) e a madrugada de sexta-feira (08/09) já causou a morte de pelo menos 30 pessoas e deixou outras 200 feridas, segundo informações das autoridades locais. O número oficial de desaparecidos ainda é incerto.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o abalo sísmico foi sentido em outros países da América Central, como Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador. Especialistas acreditam que novos tremores podem ocorrer a qualquer momento.

As regiões mais atingidas foram os Estados de Oaxaca, Tabasco e Chiapas, onde houve muita destruição. Equipes de resgate já chegaram ao local e estão socorrendo os feridos.

O epicentro do tremor foi registrado a 23h45min (horário local), a cerca de 100 km da Costa, mais precisamente na Região de Chiapas. Há relatos de tremores secundários intensos.

O México fica localizado entre cinco placas tectônicas e é um dos países que registra maior atividade sísmica no mundo. Foi emitido um alerta de tsunami, mas o mesmo foi cancelado posteriormente.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, informou agora a pouco que um novo terremoto pode atingir o país nas próximas 24 horas e recomendou que todos permaneçam distantes de suas casas e prédios.

As autoridades mexicanas e guatemaltecas informaram que ondas de até quatro metros de altura podem atingir a costa de oito países da região e recomendaram que todos se afastem o mais rapidamente do litoral.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o número oficial de mortes subiu para 37, sendo 23 delas no Estado Oaxaca, 7 em Chiapas e outras 2 em Tabasco. Acredita-se que 32 pessoas estejam desparecidas, provavelmente sob os escombros de casas e prédios.

As autoridades mexicanas informam que os números oficiais de vítimas (mortos, feridos e desaparecidos) devem sofrer alterações, pois as esquipes de resgate ainda continuam realizando buscas em várias cidades.

O Sistema de Defesa Civil do México informou que as cidades com maiores danos São: Tonalá, San Cristóbal de las Casas e Comitán de Domínguez, onde dezenas de casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais desmoronaram.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas do terremoto que devastou o Sul do México.

Por causa do terremoto, as aulas foram suspensas em 11 Estados mexicanos, incluindo em escolas da capital, Cidade do México.

Na cidade de Juchitá, no Estado de Oaxaca, um hotel desmoronou e várias casas ruíram ou sofreram sérios danos. Os desabrigados foram levados para abrigos públicos.

Na capital, Cidade do México, estações do metrô e o aeroporto internacional permanecem fechados. Trens deixaram de circular e dezenas de voos foram cancelados.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo