Cerca de 60 mil pessoas são obrigadas a deixar suas casas em Frankfurt, na Alemanha

A evacuação em massa foi determinada pelas autoridades após terem encontrado uma bomba não detonada da época da Segunda Guerra Mundial.

Área onde uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial foi encontrada neste sábado (02/09) em Frankfurt, na Alemanha – Foto: Reuters

As autoridades alemãs determinaram na manhã deste sábado (02/09) e evacuação de aproximadamente 60 mil pessoas na cidade de Frankfurt, no Centro de Alemanha, depois que uma bomba não detonada da época da Segunda Guerra foi encontrada.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o artefato explosivo foi encontrado no Bairro de Westend, região nobre da cidade de Frankfurt.

Equipes de emergência, bombeiros e policiais foram mobilizados e localizaram a bomba, de 1,4 tonelada, parcialmente soterrada. A área foi isolada e cercada e todos os moradores próximos tiveram que deixar suas casas apressadamente.

Por precaução, a área de isolamento foi aumentada em 1,5 quilômetros, já que especialistas acreditam que uma explosão não controlada poderia destruir cerca de 2 quarteirões.

Foram fechados e evacuados dois hospitais, um quartel da polícia, o prédio do Banco Central Alemão, além de vários estabelecimentos comerciais e residências.

Cerca de 100 pacientes, incluindo bebês prematuros e pessoas que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais, estão sendo transferidos.

O Conselheiro da Cidade de Frankfurt, Markus Frank, disse em entrevista coletiva, que não existe risco para os pacientes que estão sendo evacuados, e que todos estão sendo monitorados por médicos e enfermeiros.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que alguns moradores estão se recusando a deixar suas casas, mas que eles serão retirados à força caso seja necessário.

Os chefes de polícia e dos bombeiros receberam a ordem para prender as pessoas que se recusarem a deixar suas casas. Elas poderão ser detidas e encaminhas para uma penitenciária.

Autoridades alemães e historiadores acredita, que a bomba foi lançada em 1945 pela RAF (Real Força Aérea Britânica). Cerca de 2 mil toneladas de bomba e munições da época da Segunda Guerra Mundial são encontradas a cada ano em toda a Alemanha.

As autoridades alemãs acreditam que cerca de 15% das 1,5 milhão de bombas lançadas pelos Aliados (União Soviética, Estados Unidos, Inglaterra e França) durante a Segunda Guerra sobre o país não explodiram, sendo ainda uma ameaça real.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo