Nova CNH terá QR-Code para Evitar Fraudes

Código especial será impresso no verso do documento e poderá ser lido através do aplicativo Lince.

Foto: Divulgação

Esse artigo traz uma novidade para todos os motoristas que desejam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esses cidadãos vão ter mais um recurso disponível para que seja evitada a fraude: o QR- Code. A inovação foi apresentada nesta terça-feira (9), pelos Ministérios das Cidades em parceira com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e com a empresa responsável pela área de tecnologia da informação (TI) do governo federal, o Serpro.

Segundo informações vindas do Ministério, todos as informações do motorista que estão inseridas no código, poderão ser checadas e validadas através de uma moderna plataforma móvel que é totalmente integrada ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

O QR-Code será impresso no verso da CNH e pode ter todos os dados lidos através do aplicativo para celulares Android e iOS, chamado de Lince. Na verdade, com o acesso a esse código especial, qualquer pessoa poderá validar todas as informações dos condutores, somente com o uso de um smartphone. Ainda segundo o Serpro, todos os dados relativos aos veículos e as penalidades de responsabilidade do condutor também serão disponibilizadas em breve com o moderno QR- Code.

A Carteira Nacional de Habilitação, expedida pelo Departamento de Trânsito (DETRAN) de cada estado do Brasil, é um dos documentos de maior identificação das pessoas, podendo até mesmo substituir a cédula de identidade e o CPF, em alguns casos. Como o Brasil é o país das fraudes de todo o tipo, essa novidade foi criada para que diminua o número de CNH´s expedidas de forma fraudulenta, causando enormes prejuízos aos cofres públicos. Com essa inovadora tecnologia que será inserida na CNH, será permitido que toda pessoa possa verificar a validade do documento, inclusive comércios de qualquer natureza.

Quando alguém se deparar com algum problema de divergência de dados, a atitude mais sensata a se fazer é denunciar o infrator para que regularize a situação ou se apresente perante ao órgão responsável. Tomara que o QR- Code tenha o efeito desejado, diminuindo o número de ocorrências desse tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo