Bombas são encontradas na Alemanha e 50 mil pessoas são evacuadas

Ambulâncias e paramédicos foram acionados para ajudar na operação de evacuação de moradores da cidade de Hannover, no Norte da Alemanha – Foto: Peter Steffen/AFP

Cinco morteiros de artilharia da época da Segunda Guerra Mundial foram encontrados enterrados na tarde de sábado (06/05), por volta das 16 h15min (horário local), em um dos bairros da cidade de Hannover, no Norte da Alemanha. Por precaução, todos os moradores próximos ao local tiveram que deixar suas casas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades alemãs foram comunicadas da existência de explosivos na região e determinaram a evacuação imediata de aproximadamente 50 mil moradores de Hannover.

A área próxima ao local onde estão os cinco morteiros completamente foi isolada e interditada e somente pessoas devidamente autorizadas podem entrar.

A polícia alemã começou a retirar na manhã deste domingo (07/05) de as cerca de 50 mil pessoas. Todas estão sendo retiradas de ônibus e sendo levadas para abrigos, porém as que possuem carro próprio, podem seguir para casa de amigos e/ou parentes.

Policiais do esquadrão antibombas pretendem esperar a retirada de todos os moradores para fazerem o trabalho de remoção e neutralização dos artefatos explosivos.

A cidade de Hannover possui atualmente cerca de 500 mil pessoas, que foram comunicadas do ocorrido. As autoridades locais pediram a todos que evitem se aproximar da área isolada e pedem que a população fique calma porque não existe risco.

Especialistas e analistas ouvidos pela equipe de reportagem esclarecem que a operação realizada na cidade de Hannover para desativação dos cinco morteiros é a maior já realizada desde 1945, quando houve o término oficial da Segunda Guerra Mundial.

Os cinco morteiros devem se desenterrados e levados para um local seguro, onde poderão ser desarmados e/ou detonados.

A prefeitura de Hannover preparou uma série de eventos para manter os moradores da cidade ocupados, como atividades esportivas, culturais e de lazer, como por exemplo, exibição de filmes.

Por causa da descoberta dos artefatos explosivos, parte do tráfego ferroviário teve que ser desviado e muitas ruas e avenidas foram interditadas.

Os morteiros foram descobertos através de imagens áreas que foram feitas por uma empresa, a qual pretende realizar uma obra no local.

Minas terrestres, bombas e artefatos explosivos não detonados da época da Segunda Guerra Mundial ainda hoje são encontrados em toda a Alemanha, e as operações de neutralização e/ou detonação controlada desses artefatos são comuns em todo o país, que foi severamente bombardeado pelos aliados (Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra).

Com informações das Agências France Presse e da Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo